F1: os acidentes mais impressionantes que marcaram Spa-Francorchamps na chuva
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Após duas semanas de pausa, a Fórmula 1 está de volta. Entre os dias 25 e 27 de julho, o calendário chega à 13ª etapa da temporada de 2025 com o Grande Prêmio da Bélgica, no lendário circuito de Spa-Francorchamps.
A largada caótica de 1998
No dia 30 de agosto de 1998, Spa viveu um dos maiores acidentes coletivos da Fórmula 1. A largada do GP foi autorizada em meio a uma forte tempestade, com pista encharcada e visibilidade reduzida. Mika Hakkinen, da McLaren, largou na frente, seguido por Jacques Villeneuve, Michael Schumacher e Giancarlo Fisichella.
Logo após o gancho de La Source, o quinto colocado, David Coulthard, perdeu o controle e bateu no muro interno em alta velocidade. O carro parou atravessado na pista e foi atingido por Eddie Irvine, desencadeando uma reação em cadeia. Ao todo, 13 carros se envolveram no engavetamento.
Surpreendentemente, ninguém saiu gravemente ferido. Apenas Rubens Barrichello sofreu uma lesão leve no cotovelo.
Chuva frustra o 300º GP de Barrichello em 2010
Em 2010, Spa recebeu a Fórmula 1 sob chuva constante e clima imprevisível. Logo na primeira volta, Rubens Barrichello, que disputava seu 300º GP, perdeu o controle do carro e atingiu a traseira de Fernando Alonso na pista molhada. O acidente obrigou Barrichello a abandonar a prova.
“Estava fechando a porta do Rosberg e não tinha noção de que a pista estava tão molhada. Quando cheguei na freada, o carro foi reto. Foi uma pena. Os carros também estavam voltando para a pista, o Alonso também tinha escapado. Não tinha experiência naquele momento que mostrasse a condição da pista. Hoje era uma bela oportunidade. A chuva às vezes favorece e outras vezes não, mas saio daqui tranquilo”, afirmou Barrichello após a corrida.
Lando Norris no treino classificatório de 2021
Em 2021, durante o treino de classificação para o GP da Bélgica, a McLaren de Lando Norris escapou na subida da Eau Rouge e bateu no muro com força. A pista molhada contribuiu para a perda de controle. Felizmente, nenhum outro carro estava próximo, e Norris não sofreu ferimentos graves. O piloto lamentou o acidente: “Desculpa, pessoal. Deveríamos ter algo bom aqui hoje. Desapontei vocês, perdão.”
Outros acidentes marcantes em Spa
Spa também guarda recordações tristes fora da Fórmula 1. Em 1985, o alemão Stefan Bellof perdeu a vida em um acidente durante uma prova de resistência no circuito. Ele colidiu com outro piloto na Eau Rouge e, após o impacto, seu carro pegou fogo. O piloto chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu.
Décadas depois, em 2019, o francês Anthoine Hubert morreu aos 22 anos após colisão na Fórmula 2, em um acidente similar ao de Bellof. Ele perdeu o controle do carro e acabou atingido pelo piloto Juan Manuel Correa.
O caso mais recente ocorreu em 2023, quando o jovem Dilano van ’t Hoff sofreu um acidente fatal em uma corrida da Fórmula Regional Europeia (FRECA) em Spa. Com chuva intensa e baixa visibilidade, o piloto perdeu o controle, ficou atravessado na pista e acabou atingido em cheio por Adam Fitzgerald, que vinha logo atrás e não conseguiu desviar.
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