As promessas do futebol brasileiro que não vingaram na Europa
Escute essa reportagem
Três jogadores que foram destaques na última rodada do Campeonato Brasileiro tentam retomar o protagonismo no cenário nacional. Pedro, Vitor Roque e Gabigol foram decisivos para as vitórias de suas equipes no final de semana.
Após a polêmica com o técnico Filipe Luís, Pedro foi acionado pelo treinador no domingo, no Maracanã, e decidiu o clássico contra o Fluminense, fazendo o gol da vitória. Já Gabigol, buscando retomar espaço no Cruzeiro, fez dois gols na goleada de 4 a 0 sobre o Juventude. Vitor Roque, por sua vez, foi aplaudido pela torcida do Palmeiras após o triunfo por 3 a 2 sobre o Atlético-MG.
Os três atacantes, curiosamente, têm um ponto em comum: já tiveram momentos brilhantes no futebol brasileiro, mas não conseguiram se destacar quando tiveram oportunidades nos principais centros da Europa.
Pedro foi revelado pelo Fluminense e chamou a atenção da Fiorentina, transferindo-se para o clube italiano em 2019. Na equipe europeia, o atacante realizou apenas quatro partidas, sem ter marcado nenhum gol.
Gabigol, multicampeão no futebol brasileiro por Santos e Flamengo, foi outro que enfrentou enormes dificuldades no Velho Continente. O jogador vestiu as camisas de Inter de Milão e Benfica. Nas passagens pelos dois clubes, disputou 15 jogos, balançando as redes duas vezes.
Contratado pelo Palmeiras por R$ 154 milhões, Vitor Roque despontou no futebol brasileiro tendo atuações convincentes e faro goleador por Cruzeiro e Athletico-PR. O atleta, então, chamou a atenção do Barcelona. No clube catalão, porém, foram apenas 16 jogos e dois gols. Posteriormente, foi emprestado ao Real Betis. No novo time, teve mais oportunidades, atuando 33 vezes e marcando sete gols. Ainda assim, a trajetória do atleta na Europa não prosperou.
Não faltam casos de jogadores brasileiros que tiveram início promissor no País e passagens sem brilho pela Europa. Paulo Henrique Ganso, por exemplo, após se destacar ao lado de Neymar no Santos e ainda vestir a camisa do São Paulo, aceitou o desafio no futebol europeu. Mas o desempenho por Sevilla e Amiens deixou a desejar.
Lateral com passagens pela seleção brasileira, Guilherme Arana despontou no Corinthians em 2016 e foi peça importante na conquista do título do Campeonato Brasileiro em 2017. No ano seguinte, foi negociado com o Sevilla. Na equipe espanhola, contabilizou 25 partidas, com dois gols e três assistências. Chegou a ser emprestado para a Atalanta, mas também não apresentou o melhor futebol no time italiano.
Dois dos destaques do líder Cruzeiro nesta edição do Campeonato Brasileiro, Lucas Silva e Kaio Jorge também tiveram passagens frustrantes no Velho Continente. O volante defendeu o Real Madrid por apenas nove jogos. Ele ainda foi emprestado ao Olympique de Marselha. Já Kaio Jorge, artilheiro do Brasileirão com 12 gols, sofreu com lesões na Europa e pouco atuou pela Juventus. Chegou a ser emprestado para o Frosinone, somando 22 partidas e três gols.
Comentários