Forças de segurança fazem operação na região de Terra Vermelha, em Vila Velha
Dois mandados de prisão foram cumpridos e quatro indivíduos detidos em flagrante com drogas
Escute essa reportagem

Forças de segurança do Espírito Santo realizam, na manhã desta segunda-feira (21), uma operação para reprimir as ações das facções criminosas que atuam na região da Grande Terra Vermelha, em Vila Velha. Ao todo, 160 agentes estão nos bairros da região para cumprir 19 mandados de prisão e checagem de denúncias.
Nas últimas semanas, facções criminosas têm autuado em ataques a tiros que já deixaram ao menos quinze mortos e dez pessoas baleadas. As investigações apontam que os ataques têm relação com a disputa de território e guerra pelo comando do tráfico de drogas na região.
No total, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), 34 suspeitos serão alvos da investigação, nomeada 'Terra Segura'. Agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal e Guarda Municipal de Vila Velha também participam da ação. A operação ainda conta com apoio de uma aeronave do Núcleo de Operações em Transporte Aéreo (Notaer).
Em entrevista à TV Tribuna/Band, o Subsecretário de Estado de Inteligência da Sesp, Romualdo Gianordoli, afirmou que a operação também busca mostrar a presença das forças de segurança na região.
"Para além do objetivo primário, de cumprir os mandados de prisão de indivíduos que estão foragidos, nós também queremos mostrar a presença da polícia. Nós estamos realizando uma força tarefa desde a semana passada na região, para conter essa guerra. O mais importante é causar um ambiente que não seja propício para a atividade dos criminosos, e é claro, trazer segurança para a população", destacou.
Operação termina com seis prisões
Após o término da operação, a Sesp informou que seis suspeitos foram presos — dois deles por cumprimento de mandatos de prisão e quatro em flagrante com drogas.
Além das prisões, foram apreendidas drogas, além de dinheiro e telefones celulares. Todo o material e os detidos foram levados ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Vitória.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, destacou a importância da ação integrada.
“O governador Renato Casagrande nos pediu uma mobilização especial para cessarmos os confrontos na região e, desde a semana passada, reforçamos o patrulhamento ostensivo. Agora, chegamos na parte de ações de inteligência, com o cumprimento de mandados de prisão específicos. Agradeço a todas as forças que participaram, integradas, com o mesmo objetivo, que é levar mais tranquilidade aos moradores da Grande Terra Vermelha”, afirmou.
Dois suspeitos de envolvimento nos ataques presos
Na tarde do último sábado (19), cinco pessoas foram detidas pela Guarda Municipal de Vila Velha, no balneário Ponta da Fruta, por envolvimento com o tráfico de drogas. De acordo com os agentes, dois dos detidos são suspeitos de participar dos ataques em Terra Vermelha.
A prisão ocorreu após denúncias de que o grupo estaria usando uma kitnet alugado para traficar drogas na região. Dos cinco detidos, sois são menores – uma menina de 14 anos e adolescente de 15 anos.
Segundo a Guarda Municipal, os dois suspeitos, de 19 e 21 anos, confirmaram pertencer a uma facção criminosa que está envolvida nos confrontos armados que ocorreram na região da Grande Terra Vermelha. Os agentes afirmaram, ainda, que os suspeitos possuem vasto histórico criminal e que um deles já havia sido preso em setembro do ano passado, por envolvimento em homicídios na região.
No local, foram apreendidas armas de fogo, além, sacolas sacolas de entorpecentes, dinheiro em espécie, vários celulares e duas motos.
Os suspeitos e o material apreendidos foram levados para a Delegacia Regional de Vila Velha.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários