Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Da Vitória compra briga contra parte do secretariado

Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos

| 18/07/2025, 12:09 h | Atualizado em 18/07/2025, 12:09

Imagem ilustrativa da imagem Da Vitória compra briga contra parte do secretariado
Eduardo Maia

Após o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União Brasil), ter saído em defesa dos deputados estaduais, criticando o que chamou de antecipação eleitoral do secretariado do governo, foi a vez do deputado federal e coordenador da bancada capixaba no Congresso, Josias Da Vitória (PP), fazer suas cobranças.

De acordo com o progressista, há secretários que "subiram no palanque faltando mais de um ano para as eleições".

"Estão usando secretarias para fazer campanha eleitoral. Sou parceiro do governo, o nosso partido está ajudando a governar. Mas não podemos aceitar essa postura de quem tem a função de cuidar da população. O governador com certeza não compactua com essa postura. Como aliado, nosso papel é de alertar para que o Governo não seja prejudicado com a postura de algum de seus membros. A Assembleia já fez esse alerta e eu reforço. A eleição é somente no ano que vem", ressaltou Da Vitória. 

Indagado pela coluna, o deputado preferiu não citar nomes.

A discussão tem se arrastado nas últimas semanas. Marcelo Santos, antes de uma determinada sessão, se reuniu com deputados para tratar sobre o assunto. Nos bastidores, a maioria dos parlemantares da base do governo reclamaram que alguns secretários estavam usando as pastas para fazer pré-campanha à Ales e Câmara Federal. Houve até quem reclamasse que alguns dos secretários não estariam convidando os deputados nos eventos de inauguração de obras, mesmo com esses deputados tendo enviado emendas. 

Conforme a coluna publicou nesta sexta-feira (18), apesar de Marcelo ter feito apelo, e do governador Casagrande (PSB) ter dito que já conversou com o secretariado sobre o assunto, a informação é de que mais cobranças nesse sentido aconteçam nas próximas semanas na Assembleia. Alguns parlamentares, inclusive, disseram à coluna que já têm os nomes de alguns secretários que irão falar. 

Ao que parece, o impasse está longe de terminar.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: