Sport faz cobrança sobre invasão do CT à PM, que contesta versão do clube
Escute essa reportagem
Um dia após a invasão de torcedores do Sport ao centro de treinamento da equipe, o clube e a Polícia Militar de Pernambuco (PM-PE) contam diferentes versões sobre a situação. Em paralelo, a diretoria do time rubro-negro vai acionar o Ministério Público (MP-PE) para apurar o caso.
Em uma primeira nota, a PM-PE disse não ter registrado casos de violência enquanto acompanhava a situação. O presidente do Conselho Deliberativo do Sport, Ademar Rigueira, fez a primeira contestação.
“Houve a invasão, e a polícia chega depois da invasão. Então, a polícia relatar que não houve atos de violência é absurdo, chega a ser grave a afirmação, porque o clube foi invadido, o clube foi depredado, houve o dano ao patrimônio do clube, e a polícia se manteve sempre ausente desse confronto”, disse Rigueira, que também é advogado do Sport, em entrevista coletiva.
Torcedores do Sport invadem CT do clube na tarde desta quarta-feira (16), para cobrar jogadores e comissão técnica.
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) July 16, 2025
"A gente vai atormentar a vida de vocês... Tá pensando que é brincadeira? Todo mundo aqui tem antecedente criminal"
?Reprodução pic.twitter.com/cHXIOIZd9y
Cerca de 50 torcedores adentraram as dependências do clube de forma agressiva, fazendo ameaças e intimidações contra atletas, membros da comissão técnica e funcionários. Há imagens que mostram o atacante Pablo sendo segurado pelo pescoço por um dos torcedores.
“Ela se fez presente, inicialmente, a Polícia Militar. Na hora da invasão, pelo menos, os relatos que nós temos é que a polícia não estava no local. Isso pode ter sido um engano, ele tem de ser apurado, mas, de fato, o que se sabe é que a polícia não estava”, completou.
Uma nova nota foi divulgada pela PM após as falas do dirigente. No texto, é dito que houve policiamento no CT “com o objetivo de prevenir e coibir possíveis atos de violência, na área externa do clube” (veja na íntegra abaixo).
“A corporação destaca que, durante o período em que esteve no local, não houve qualquer solicitação por parte do Sport Club do Recife para atuação ou intervenção policial, sendo a segurança do centro de treinamento de responsabilidade exclusiva do clube”, diz o texto, que informa não ter sido registrado um boletim de ocorrência do caso. Rigueira disse que um B.O será feito.
Pra quem disse que não foi invasão! Segue as imagens de segurança do CT do Sport!
— Felipe Luna (@felipelunasi) July 17, 2025
Vão defender agora? pic.twitter.com/bIumeVLUEG
A nota ainda lamenta “que o clube tenha permitido a entrada de integrantes de torcidas organizadas em suas dependências”. A PM enfatiza que tenta “disciplinar e regulamentar o acesso dessas torcidas aos estádios, visando à segurança de todos os envolvidos no futebol pernambucano”.
Sport quer investigação ao Ministério Público
O Sport vai pedir formalmente ao Ministério Público que seja instaurado um inquérito para apurar a invasão. A ação foi confirmada por Rigueira.
O advogado afirmou que o clube “vai representar para o Ministério Público instaurar inquérito e apurar os crimes cometidos: de ameaça, invasão, dano, isso tudo vai ser apurado. O clube pretende ir até as últimas consequências”.
À parte disso, o clube está reunindo informações para identificar os responsáveis diretos e indiretos pela invasão e quem estimulou o ato. Há imagens em vídeos e fotografias. A investigação poderá enquadrar crimes como “invasão de propriedade” (art. 150 do Código Penal) e “ameaça” (art. 147), com penas previstas entre um e seis meses de prisão, além de multa.
Segundo a direção, esta ação dos torcedores atrapalhou, pelo menos, duas negociações por reforços. A pedido da comissão técnica, o clube procura um defensor e um atacante.
A situação do Sport na tabela de classificação é crítica. Em 12 jogos somou apenas três pontos, frutos de três empates e nove derrotas. É o único time que ainda não venceu no Brasileirão. Na última rodada perdeu por 2 a 0 para o Juventude, em Caxias do Sul (RS) e, agora, vai tentar a reabilitação diante do Cruzeiro no próximo domingo, às 16 horas, no Mineirão, pela 15ª rodada.
Veja a nota da PM-PE na íntegra
A Polícia Militar de Pernambuco (PM-PE) informa que, esteve presente com o objetivo de prevenir e coibir possíveis atos de violência, na área externa do clube.
A corporação destaca que, durante o período em que esteve no local, não houve qualquer solicitação por parte do Sport Club do Recife para atuação ou intervenção policial, sendo a segurança do Centro de Treinamento de responsabilidade exclusiva do clube.
Ressalta-se ainda que, até o momento, não foi registrado boletim de ocorrência relacionado aos fatos, o que compromete a apuração adequada de possíveis delitos.
Por fim, a PM-PE lamenta que o clube tenha permitido a entrada de integrantes de torcidas organizadas em suas dependências, especialmente num momento em que a instituição mantém diálogo permanente para disciplinar e regulamentar o acesso dessas torcidas aos estádios, visando à segurança de todos os envolvidos no futebol pernambucano.
Comentários