Apoio da Assembleia por investimentos e soluções para bares e restaurantes
Sindicato fez lançamento da nova Frente Parlamentar em Defesa dos Bares e Restaurantes
Escute essa reportagem
Os milhares de bares e restaurantes do Estado, representados pelo Sindicato dos Bares e Restaurantes do Estado (Sindbares), filiado a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), lançou nesta quarta-feira (16), junto a Assembleia Legislativa, a nova Frente Parlamentar em Defesa dos Bares e Restaurantes.

Entre as pautas centrais da frente serão debatidas a desburocratização do setor, a revogação de leis e a derrubada de projetos que prejudiquem os empreendedores, o incentivo a investimentos no ambiente de negócios ligados ao turismo, a discussão sobre os impactos da reforma tributária no Estado e a formulação de políticas públicas que contribuam para a solução dos problemas enfrentados por bares e restaurantes.
O lançamento da frente reuniu parlamentares, empresários do setor, além do secretário de Estado de Turismo, Victor Coelho.
Um estudo mostrou que o setor movimentou mais de R$ 455 bilhões em 2024, com um crescimento de 10% em relação a 2023. Ainda, assim bares e restaurantes criaram 230 mil novas vagas de emprego no último ano, registrando um crescimento de 4,2% em relação ao ano anterior — desempenho muito superior à média nacional, que ficou em 0,8%.
Oportunidade para o setor
Segundo o presidente do Sindbares/Abrasel-ES, Rodrigo Vervloet, a retomada da frente parlamentar representa uma conquista coletiva e uma oportunidade estratégica para o setor.
“Esse é um momento simbólico e necessário para o fortalecimento do nosso setor. A presença de parlamentares e empresários no mesmo ambiente demonstra o quanto é possível construir soluções conjuntas, com diálogo e responsabilidade. A frente parlamentar tem um papel fundamental para que possamos avançar em pautas importantes, corrigir distorções e garantir um ambiente mais justo para quem empreende na área da alimentação fora do lar no Espírito Santo”, destaca.
Vervloet explica também que é importante uma mobilização contínua do setor e o compromisso da entidade com a articulação política em defesa dos empresários.
“Nosso objetivo com essa retomada é garantir que o setor tenha voz ativa nas decisões que impactam diretamente quem gera emprego, renda e oportunidades todos os dias. Estamos confiantes de que, com união e diálogo, conseguiremos avanços concretos para bares, restaurantes e toda a cadeia produtiva ligada à gastronomia e ao turismo capixaba”, reitera.

Excelência
“Bares e restaurantes são o principal cartão de visitas de qualquer cidade ou Estado. É nesses estabelecimentos, que são os maiores empregadores do setor de serviços, que as pessoas vivem suas melhores experiências, daí a importância de criarmos uma Frente Parlamentar em defesa dos bares e restaurantes. É por eles também que a maioria dos jovens entram no mercado de trabalho. Precisamos buscar meios de buscar cada vez mais a excelência para o setor”, reflete Mazinho dos Anjos, que preside a Frente Parlamentar.
No passado, a frente conquistou importantes avanços, como alterações tributárias no Programa de Desenvolvimento e Proteção à Economia do Estado. Um exemplo foi reverter a forma de tributação na venda de drinques, que estavam sendo tributados com a alíquota completa do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Outra grande conquista foi o Projeto de Lei (PL) 258/2023, que revogou diversas leis estaduais que obrigam a afixação de placas informativas em estabelecimentos. Foi esta frente que também conseguiu derrubar a definição de que banheiros de bares e restaurantes eram públicos - hoje eles são abertos ao público consumidor, e não de uso público.
Comentários