Omoda E5: chinês elétrico veloz, seguro e estiloso
Omoda E5 impressiona com design, segurança e desempenho. SUV elétrico tem 345 km de autonomia e vai de zero a 100 em menos de 8s
Escute essa reportagem

Estilo, desempenho, segurança e economia são quatro palavras adequadas para definir o Omoda E5, SUV 100% elétrico da marca chinesa, recém-chegada ao País, junto da Jaecoo.
Ambas fazem parte do grupo Chery e, embora tenham produção estrangeira, podem vir a ser montadas no Brasil, já que o grupo Caoa está negociação para produzir em seu parque industrial em Goiás os modelos das duas marcas.
A convite da concessionária Orvel Omoda Jaecoo, do Grupo Orletti, a reportagem testou o E5, que custa R$ 209.990 na revenda e cuja autonomia prometida é de 345 quilômetros. A primeira impressão foi o belo acabamento interno e o espaço satisfatório tanto para quem vai na frente quando para os passageiros no banco de trás.
O painel, com duas telas, mostra-se cheio de opções e traz algumas funcionalidades que chamam a atenção. Uma delas é um completo sistema de segurança que informa outro carro ou obstáculo no chamado “ponto cego” do retrovisor e, graças às suas câmeras, uma visão de 360 graus que deixa qualquer manobra mais segura.
Além disso, ao manusear o painel com o carro em movimento, fica claro que o veículo “está de olho” no comportamento do motorista, com um alerta sonoro e visual no painel, avisando-o da distração durante a condução.
O carro ainda identifica sinais de cansaço, alerta a respeito e, em caso de persistência, para o carro para evitar um acidente.
Para completar, o completo sistema de assistência de direção inclui piloto automático adaptativo, alerta de colisão com frenagem autônoma e assistente de permanência em faixa.
Com o sistema acionado, é possível deixar o carro seguir em linha reta sem preocupações. Em caso de obstáculo, ele sozinho reduz a velocidade até parar, sem que o motorista precise pisar no freio.
Outras facilidades eletrônicas fazem parte, como acionamento por viva-voz da abertura do teto solar, acionamento de janelas e do ar-condicionado, e carregador de celular por indução, por exemplo.
No trânsito urbano, o modelo mostrou-se confortável, sobretudo no modo eco. Mas é na estrada que o SUV chama a atenção. Em pouco mais de 8 segundos alcança-se 100 km/h, o que facilita — e muito as ultrapassagens. Tudo isso sem precisar colocar gasolina ou álcool no tanque. Estabilidade é outro ponto forte, além da eficiência dos freios.
Detalhes do modelo
Motor tem 204 cavalos de potência
Motor e desempenho
Motor elétrico: ímã permanente síncrono
Potência: 204 cv (150 kW) @ 16.000 rpm
Torque: 340 Nm (34,7 kgfm)
Aceleração 0-100 km/h: 7,6 segundos
Tração: dianteira
Dimensões e capacidades
Comprimento: 4.424 mm
Largura: 1.830 mm
Altura: 1.588 mm
Entre-eixos: 2.630 mm
Porta-malas: 360 litros
Peso em ordem de marcha: 1.710 kg
Capacidade de carga: 536 kg
Pneus: 215/55 R18
Rodas: Liga leve diamantada aro 18”
Segurança e ADAS
6 airbags
Frenagem autônoma de emergência (AEB)
Piloto automático adaptativo
Assistente de permanência e centralização em faixa
Alerta de ponto cego e tráfego cruzado traseiro
Alerta de colisão dianteira e traseira
Monitoramento de fadiga
Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
Câmera de ré com guias dinâmicas
Alguns itens tecnológicos
Painel digital 12,3” + multimídia 12,3”; Android Auto e Apple CarPlay wireless; ar-condicionado dual zone com filtro N95; Bancos elétricos dianteiros (ventilados); Iluminação ambiente personalizável; Sistema de som Sony com 6 alto-falantes e 2 tweeters; Assistente de voz inteligente.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários