Sport tem gol anulado, perde para o Juventude e segue sem vencer na Série A
Na luta pela sobrevivência no Brasileirão, o Juventude se saiu melhor, mas ainda está na zona de rebaixamento
Escute essa reportagem

O Sport sofreu sua nona derrota no Campeonato Brasileiro e permanece sem vencer na competição. O placar de 2 a 0 para o Juventude, nesta segunda-feira (14), no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, foi construído com dois gols de Gilberto — ex-Santa Cruz e velho conhecido da torcida rubro-negra. Na luta pela sobrevivência na Série A, o Juventude se saiu melhor, mas ainda está na zona de rebaixamento.
O atacante marcou uma vez em cada tempo e garantiu a vitória do time gaúcho, apelidado de “Periquito”. Já o Sport, representado pelo mascote Leão, amarga a lanterna da Série A, com apenas 3 pontos em 13 rodadas, desempenho considerado o pior da história dos pontos corridos até este ponto da competição. O Juventude, por sua vez, chega a 11 pontos e respira na luta contra o rebaixamento. (Veja os gols de Gilberto abaixo)
Sport não consegue furar defesa
O primeiro tempo foi dominado pelo time da casa, que abriu o placar logo aos 11 minutos. Em cruzamento preciso de Reginaldo, Gilberto subiu bem e cabeceou no ângulo, sem chance para Gabriel. O Sport até esboçou reação com duas boas finalizações de Chrystian Barletta, mas ambas defendidas pelo goleiro Gustavo.
Ainda houve reclamação de toque de mão na área adversária, ignorada pela arbitragem. No fim da primeira etapa, Gilberto teve mais uma chance em contra-ataque, mas, impedido, desperdiçou. Mesmo com maior volume de jogo no fim do primeiro tempo, o Leão não conseguiu furar a bem postada defesa do Juventude.
Leão tenta ousar no segundo tempo
Na volta do intervalo, o Sport tentou ousar. O técnico Daniel Paulista, que estreou na Série A no comando do Sport, sacou o atacante Gonçalo Paciente para a entrada do lateral Kevyson, em uma movimentação tática que buscava reorganizar o time.
Mas foi o Juventude que voltou mais ligado. Aos 3 minutos, Gilberto aproveitou falha da defesa rubro-negra e mandou uma bomba para o fundo da rede. O lance foi checado no VAR por possível impedimento, mas acabou validado: 2 a 0 para o Juventude.
Pouco depois, o Sport chegou a balançar as redes com Rafael Thyere, mas o gol foi anulado. Aos 9 minutos, Lucas Lima cruzou, e o zagueiro cabeceou para baixo, vencendo o goleiro Gustavo. No entanto, Zé Lucas estava em posição de impedimento e foi considerado interferente no lance. Após longa checagem no vídeo, o árbitro anulou o gol aos 13 minutos.
Com a desvantagem no placar, o Sport mexeu para tentar ser mais ofensivo. Romarinho entrou no lugar de Igor Cariús; Jefinho substituiu Chrystian Barletta; e Atêncio entrou na vaga de Sérgio Oliveira. As alterações não surtiram efeito prático para o clube leonino, mesmo tendo 62% de posse de bola. Apesar da presença constante no campo de ataque, o time rubro-negro não conseguiu superar as duas linhas de marcação do Juventude, muito compactas e bem posicionadas.
Do lado gaúcho, o técnico Cláudio Tencati fez todas as substituições e apostou na experiência para fechar o jogo. Tirou o atacante Taliari para a entrada de Nenê e sacou Gilberto — o nome da partida — para colocar Matheus Babi. Mesmo recuando, o Juventude manteve a organização e administrou a vantagem até o apito final.
Tentativas em vão

As melhores tentativas do Sport no segundo tempo vieram dos pés de Romarinho, que isolou uma finalização aos 28, e de Atêncio, que chutou sem perigo.
Pedro Augusto ainda teve chance dentro da área, mas foi desarmado. Lucas Lima tentou jogadas individuais e mostrou entrega, mas também parou na forte marcação adversária. Nos acréscimos, o Leão teve mais uma finalização de fora da área, defendida por Gustavo.
Pouca presença de torcedores
Com cerca de seis mil torcedores no estádio, o Juventude garantiu a vitória e encerrou uma sequência de oito partidas sem vencer. O Sport, por outro lado, chegou a 3 empates e 9 derrotas, somando apenas 8% de aproveitamento.
“O torcedor está cansado de escutar. Infelizmente, as coisas não têm acontecido a nosso favor. Temos que assumir a responsabilidade e dar a volta por cima”, lamentou Rafael Thyere.
A situação do Leão é crítica. Com apenas três pontos, o time está isolado na última colocação da Série A. Acima dele, aparecem Fortaleza (10), Vitória (11) e o próprio Juventude (11). O próximo compromisso do Sport será no domingo (20), contra o Botafogo, às 17h30, na Arena de Pernambuco. Já o Juventude visita o Cruzeiro, às 16h do mesmo dia, no Mineirão.
📋 Ficha técnica
Juventude 2 x 0 Sport
Campeonato Brasileiro – Série A (13ª rodada)
Data: Segunda-feira, 14 de julho de 2025
Local: Estádio Alfredo Jaconi, Caxias do Sul (RS)
⚽ Gols:
Gilberto, aos 11 minutos do 1º tempo e aos 3 minutos do 2º tempo (Juventude)
🟨 Cartões amarelos:
Juventude: Hudson, Jadson e Matheus Babi
Sport: Matheus Alexandre e Lucas Lima
Juventude: Gustavo; Reginaldo, Wilker Ángel, Marcos Paulo e Marcelo Hermes; Hudson (Caíque), Jadson, Mandaca (Alan Ruschel) e Gabriel Taliari (Nenê); Batalla (Giovanny) e Gilberto (Matheus Babi).
Técnico: Cláudio Tencati
Sport: Gabriel; Matheus Alexandre, Rafael Thyere, Chico e Igor Cariús (Romarinho); Christian Rivera, Zé Lucas (Pedro Augusto) e Sérgio Oliveira (Atencio); Lucas Lima, Chrystian Barletta (Jefinho) e Gonçalo Paciência (Kevyson).
Técnico: Daniel Paulista
👨⚖️ Arbitragem:
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Adriano de Assis Miranda
1º Gol de Gilberto
2º gol de Gilberto
Comentários