Água suja adia prova de Maratona Aquática no Mundial de Esportes Aquáticos de Cingapura
Escute essa reportagem
A World Aquatics (Federação Internacional de Natação), em conjunto ao Comitê Organizador de Cingapura 2025, adiou a prova de natação feminina em águas abertas de 10 km no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, devido aos níveis de qualidade da água excederem os limites aceitáveis.
Com a participação das brasileiras Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut, a prova de 10 km feminino estava originalmente programada para ocorrer nesta manhã de terça-feira (noite de segunda no horário de Brasília), mas foi transferida para o período da noite.
Antes do adiamento da prova de 10km, a World Aquatics já tinha anunciado a mudança do horário de largada das provas de 5km. O motivo, porém, foi preocupação com a alta temperatura da água na raia.
Programação da maratona aquática no Mundial de Esportes Aquáticos
- 15 de julho: 10km masculino às 20h30 (de Brasília)
- 15 de julho: 10km feminino às 23h15
- 17 de julho: 5km feminino às 20h30
- 17 de julho: masculino às 23h
- 18 de julho: 3km masculino e feminino Knockout Sprint às 21h
- 19 de julho: Revezamento misto 4x1500m às 21h
Embora os testes realizados nos últimos dias tenham consistentemente demonstrado que a qualidade da água no local atende aos limites aceitáveis da World Aquatics, a análise das amostras coletadas no domingo ultrapassou esses limites.
Amostras de água subsequentes e sessões de análise da qualidade da água continuarão a ocorrer no local da competição, durante as quais a World Aquatics e o Comitê Organizador de Cingapura 2025 determinarão se as condições são seguras para prosseguir com o evento em uma data posterior.
Em 2024, a modalidade sofreu com adiamentos nos Jogos Olímpicos de Paris. Na época, o rio Sena apresentou má qualidade na água. Houve casos de atletas diagnosticados com infecções gastrointestinais depois das provas.
Comentários