Mala com motor entre as novidades que vem aí
Equipamento chinês que se transforma em uma “moto-mala” é uma das novidades que vão chegar às lojas, além de eletrodomésticos com IA embarcada
Escute essa reportagem

Andar pelo aeroporto ou pela rodoviária sem precisar carregar a mala — ou melhor, com a mala te carregando. Essa é uma das novidades que vão chegar com mais força às lojas brasileiras nos próximos anos.
A tecnologia da “smart luggage”, ou mala inteligente — já bastante presente nos mercados da China —, foi uma das apresentadas na Eletrolar Show 2025, feira de negócios do setor de eletrodomésticos e eletroeletrônicos que ocorreu no Distrito Anhembi, em São Paulo, entre segunda e quinta-feira da semana passada.
A convite da organização, a reportagem de A Tribuna esteve presente para trazer algumas das novidades ao público do Espírito Santo.
Chen Yen Yung, brasileira naturalizada, que mora em São Paulo e nascida na China, é uma das consumidoras que aproveitaram para adquirir o produto durante o evento.
O equipamento adquirido foi da marca chinesa Beke. Além de se transformar em “moto-mala”, ele permite que o usuário identifique o peso da bagagem e programe uma trava digital.
Mala motorizada e inteligente
Embora o foco do evento não tenha sido vender produtos, mas exibi-los a comerciantes, alguns expositores aproveitaram para colocar à venda alguns itens do mostruário a preços mais em conta. Foi nessa que a “Lucie”, apelido da brasileira naturalizada Chen Yen Yung (foto), comprou a “smart luggage”, ou mala inteligente, e saiu andando com ela pela feira. Embora não tenha revelado quanto pagou, a visitante conta que o vendedor precisou até subir o preço. “Esgotou em seguida.”
Eletrodomésticos inteligentes, com Inteligência Artificial embarcada, também estão entre as novidades
Com foco no conceito de casa inteligente, a TP-Link, marca chinesa com sede em Shenzhen, apresentou equipamentos da linha Tapo, que conta com dispositivos para controle por voz, vídeo e até por sensor térmico.
Um deles é a câmera inteligente, que possui inteligência artificial que identifica movimentos, ações e produz comunicação com outros dispositivos eletrônicos, como o aparelho celular.
“Ela é inteligente, reconhece e segue as pessoas, e tem um design robótico”, descreve Alessandro Campos, diretor de Marketing da TP-Link.
Dentro dos eletrodomésticos da linha branca, por exemplo, a Amvox apresentou a Air Fryer modelo ARF 1480 IA. Ela possui inteligência artificial que reconhece o alimento e ajusta automaticamente o tempo e a temperatura adequados para o preparo.
Já a Xiaomi, marca de eletrônicos sediada em Pequim, expôs uma linha de produtos inteligentes que ampliam o uso tradicional.
Um liquidificador, por exemplo, consegue ser programado a distância — pelo smartphone — para preparar alguma refeição e, caso o usuário queira, o alimento já sai dali quente, adiantando o preparo.
Algumas novidades que vão chegar às lojas
Câmera inteligente

Lançada durante a feira, a Tapo C206, da chinesa TP-Link, é uma câmera que possui inteligência artificial embarcada. Ela consegue seguir o movimento de uma pessoa no ambiente e detectar ações. Se o bebê chorar, por exemplo, ela envia notificação ao celular dos pais.
Purificador conectado

O purificador de ar inteligente da Xiaomi, modelo Mi 4, permite que o usuário controle à distância o funcionamento, via celular, e verifique a qualidade do ar no ambiente. Preço: a partir de R$ 900.
Bebedouro para pet

O bebedouro inteligente para pet Xiaomi 2 se conecta com o tutor por meio do celular. Ele é equipado com um sensor que detecta a aproximação do animal de estimação e aciona a fonte de água. O armazenamento pode ser monitorado à distância, por meio do aplicativo da marca. Preço: R$ 800.
Balança smart

A chinesa Welland lançou na feira uma balança inteligente que faz um “check-up” geral da condição muscular e apresenta os dados no celular. Além disso, ela indica sugestões para o controle da saúde do usuário.
Porta-retrato digital

As molduras digitais da dinamarquesa Frameo permitem tirar uma foto de qualquer lugar do mundo e enviar direto para o porta-retrato. Na foto (à direita), o co-fundador da marca Torben Ulrich.
Ar-condicionado que “sente”
O sistema “I Feel” — ou seja, “Eu sinto” — integrado ao ar-condicionado Aiwa AW 12INV, da marca japonesa Aiwa, tem um sensor no controle que identifica a temperatura corporal do usuário e adequa, automaticamente, o funcionamento do equipamento ao gosto do cliente.
Aspirador que mapeia local

Os aspiradores da chinesa iCina podem mapear o ambiente, evitando obstáculos.
Grill que lê gesto
Uma churrasqueira elétrica residencial, chamada de “e-grill”, prepara carnes e outros alimentos sem gerar fumaça. Destaca-se pela forma de controle: é possível desligá-la ou aumentar e diminuir a potência sem tocar na máquina.

MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários