Serenata Italiana com delícias típicas acontece neste sábado
Durante o trajeto, os participantes seguem cantando ao som dos músicos voluntários da Serenata, que executam ao vivo cançonetas italianas
Escute essa reportagem

Para relembrar os costumes dos imigrantes italianos que chegaram ao Espírito Santo, moradores e visitantes da região serrana se reúnem em uma grande caminhada animada por vinho, comida típica e música pelas ruas de Venda Nova do Imigrante até o Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o Poletão.
Em sua 12ª edição, a tradicional Serenata Italiana acontece neste sábado (12), a partir das 19h, e marca a abertura do calendário oficial de festas do município. De acordo com a Associação Festa da Polenta (Afepol), organizadora do evento, pessoas de todas as idades, vestidas com trajes típicos e acompanhadas por tratores e fogões à lenha sobre rodas, percorrem as ruas da sede da cidade entoando canções em dialeto italiano.
Durante o trajeto, os participantes seguem cantando ao som dos músicos voluntários da Serenata, que executam ao vivo cançonetas italianas. Para estimular a participação, a Afepol distribui livretos com as letras das músicas. Famílias, grupos de amigos e turistas se misturam em um ambiente festivo, acolhedor e repleto de identidade cultural.
“A Serenata Italiana representa a nossa cultura, a nossa maneira de ser, o nosso trabalho, o nosso dia a dia. É uma homenagem aos nossos antepassados, que trabalharam, lutaram e entregaram o Brasil que estamos vivendo hoje”, destaca o presidente da Afepol, Tarcísio Caliman.
Um dos símbolos mais emblemáticos do evento são os fogões móveis — estruturas à lenha adaptadas sobre rodas e apelidadas carinhosamente de “polenta móvel”. Neles, são preparadas iguarias como polenta brustolada, linguiça e queijo, servidos ao longo do caminho. Desde 2017, a Afepol realiza o emplacamento oficial desses fogões, que neste ano somam quase 160 registros, incluindo participantes de outros municípios, como Domingos Martins, Conceição do Castelo, Castelo, Vargem Alta, Alegre, Vitória e Afonso Cláudio.
Outro elemento típico da festa é o embornal, tradicional bolsa de tecido usada para carregar produtos locais, como socol, vinhos, queijos e aperitivos. A partilha desses alimentos entre os participantes é um gesto que reforça o espírito comunitário e a hospitalidade do povo vendanovense.
A secretária de Turismo, Cultura e Artesanato de Venda Nova do Imigrante, Lícia Caliman, ressalta a importância do evento para o município.
“Nossa cidade está preparada e de braços abertos para receber todos os visitantes. A Serenata é um orgulho para nós, pois mostra a força da nossa cultura. E é uma ótima oportunidade para valorizar os produtos das famílias vendanovenses. Leve seu embornal e compre queijos, socol, vinho e tudo que há de melhor no nosso Agroturismo”, finaliza.
Serviço
O quê: 22ª Serenata Italiana
Quando: Sábado (22)
Onde: Venda Nova do Imigrante
Entrada: R$ 20
Fonte: Afepol
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários