ES recebe 80 novos profissionais do Mais Médicos
Profissionais começaram a integrar equipes nessa segunda-feira (07)
Escute essa reportagem

Nessa segunda-feira (07), novos profissionais passaram a integrar equipes de Saúde da Família no SUS do Espírito Santo. Ao todo, 80 médicos reforçam o programa Mais Médicos capixaba, com foco em redução no tempo de espera para atendimentos, principalmente nas regiões de maior vulnerabilidade no Estado.
A ação faz parte da mais recente etapa do programa, que selecionou 3.173 médicos para atuar em 1.618 municípios de todo o país. O edital teve número recorde de inscritos, com mais de 45 mil candidatos. As vagas do edital contemplaram, em sua maioria, regiões vulneráveis de municípios de pequeno porte.
“São mais de 3 mil profissionais que iniciam suas atividades dentro do Mais Médicos, qualificando o atendimento na atenção primária e reduzindo o tempo de espera. Além disso, o programa também investe na formação e qualificação desses profissionais, proporcionando oportunidades de especialização em Medicina de Família e Comunidade e mestrado profissional em Saúde da Família”, explicou o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço.
Os profissionais que compõem o Mais Médicos são um reforço na Atenção Primária à Saúde, com objetivo de acelerar o atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS). O Programa prevê assistência a mais de 63 milhões de brasileiros em todo o país e atualmente conta com cerca de 24,7 mil médicos atuando em 4,2 mil municípios – o que representa 94% do território nacional coberto pelo programa.
Desde o último dia 2, acontece a chegada nos territórios dos médicos formados no Brasil com registro no Conselho Regional de Medicina. Já os médicos brasileiros formados no exterior vão participar, a partir de 4 de agosto, do Módulo de Acolhimento e Avaliação, um treinamento específico para atuação em situações de urgência, emergência e no enfrentamento de doenças prevalentes nas regiões de trabalho.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários