Personal trainer corre 108 km em Ibiraçu para incentivar as mulheres
Alessandra Junqueira percorreu o Caminhos da Sabedoria, um circuito de peregrinação espiritual localizado em Ibiraçu
Escute essa reportagem

Uma personal trainer correu 108 km com o objetivo de despertar nas mulheres a importância do autocuidado físico e mental. Alessandra Junqueira percorreu o Caminhos da Sabedoria, um circuito de peregrinação espiritual localizado em Ibiraçu que está entre os mais antigos do Brasil.
Durante o percurso, ela atravessou ladeiras íngremes, trilhas e locais de fé, como igrejas, capelas e o Mosteiro Zen Morro da Vargem, onde fica a estátua do Grande Buda.
A largada aconteceu no último sábado (5), na Igreja Matriz de Ibiraçu, com chegada acontecendo no Santuário Nossa Senhora da Saúde, também no município.
Durante todo o percurso, a empresária esteve acompanhada por uma equipe de suporte. “Mesmo sendo personal trainer e tendo uma vida ativa, correr 108 quilômetros rompe muitas barreiras. É um esforço que exige uma preparação física e emocional intensa”.
Alessandra destacou que o objetivo principal da prova é gerar reflexão. “Quero chamar a atenção para o quanto temos negligenciado nossa saúde. A cada ano, mais mulheres enfrentam sobrepeso, obesidade, depressão e ansiedade. Precisamos cuidar da gente”.
A personal trainer também explicou a urgência de naturalizar o autocuidado como parte da rotina, e não como um luxo.
“O autocuidado é sinônimo de atividade física. E aqui não é romantismo, é real. Não espere o fácil, nem o plano perfeito, nem dia perfeito para você se cuidar, para começar, para fazer sua atividade”, afirma Alessandra.
“Nunca será fácil e nem perfeito. A vida real não é um post das redes sociais. Esquece o que você vê nas redes sociais, a vida real você já sabe como é, e é desse jeitinho mesmo”, completou.
Felipe Mustafa, cirurgião do aparelho digestivo, destaca que a prática regular de exercícios físicos, aliada a uma alimentação saudável e regrada, é essencial para a manutenção da saúde e bem-estar físico e mental.
“A pessoa sedentária, antes de iniciar esse processo, precisa fazer uma avaliação cardiológica, e, certificando que está apta, poderá iniciar as atividades recomendadas”.
Mustafa analisa que o ideal é buscar ajuda com os profissionais habilitados, como fisioterapeutas ou educadores físicos, para elaboração de um programa individual. “Cada caso deve ser analisado separadamente”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários