Risco de chuvas moderadas em 19 cidades de Pernambuco; alerta vai até quinta (10)
Regiões da RMR e Zona da Mata têm previsão de chuva intensa; Sertão enfrenta umidade crítica nesta quarta-feira (9)
Escute essa reportagem

Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu e Goiana estão entre as cidades que entraram em alerta para risco de chuvas moderadas a fortes, emitido nesta quarta-feira (9) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A previsão também inclui outros municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) e da Zona da Mata de Pernambuco. (Veja lista abaixo)
O alerta de acumulado de chuva vale das 10h desta quarta até as 10h da quinta-feira (10). A expectativa é de precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros ao longo do dia.
Embora o risco de alagamentos e deslizamentos seja considerado baixo, o Inmet recomenda atenção especial nas áreas mais vulneráveis.
Baixa umidade em cidades sertanejas
O segundo aviso emitido pelo órgão chama atenção para a baixa umidade relativa do ar em cidades do Sertão, como Afrânio.
O alerta, válido entre 9h34 e 23h desta quarta, prevê índices entre 20% e 30%, o que pode trazer impactos à saúde da população e aumentar o risco de incêndios florestais.
Diante das condições adversas, o Inmet orienta que a população se mantenha hidratada, evite esforço físico durante os períodos mais secos e não se exponha ao sol nas horas de maior calor. Em caso de emergência ou necessidade de informações, os contatos indicados são a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (193).
Ao todo, 19 municípios estão no alerta do Inmet no tocante às chuvas
- Abreu e Lima
- Barreiros
- Cabo de Santo Agostinho
- Camaragibe
- Goiana
- Igarassu
- Ilha de Itamaracá
- Ipojuca
- Itaquitinga
- Itapissuma
- Jaboatão
- Olinda
- Paulista
- Recife
- Rio Formoso
- São José da Coroa Grande
- São Lourenço da Mata
- Sirinhaém
- Tamandaré
Comentários