Lula deve vir ao ES na próxima sexta. Veja a agenda
Após cancelar agendas em três ocasiões só neste ano, Lula deve vir ao Estado para oficializar repasses do Acordo de Mariana
Escute essa reportagem

Após cancelar três visitas ao Espírito Santo ao longo deste ano, o presidente Lula virá ao Estado na próxima sexta-feira (11) para oficializar repasses relacionados aos recursos do Acordo de Mariana - acordo judicial de reparação dos danos causados pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG), ocorrido em 2015.
A informação foi confirmada por membros do PT no Estado. Já o Gabinete Adjunto de Agenda do Gabinete Pessoal do Presidente da República informou que “há um indicativo” da vinda de Lula ao Estado, mas que ainda não há confirmação, o que deve ocorrer ao longo da semana.
A parte que cabe ao Estado no Acordo de Mariana é no valor de R$ 40 bilhões. Segundo membros do partido no Estado, a visita será em São Mateus, onde Lula também pode anunciar investimentos na área da Saúde da Agricultura, por meio do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC-3).
Também estaria planejada uma visita do Presidente a um quilombo da região.
Esta é a quarta vez em sete meses que o Presidente tem agenda anunciada no Estado. Nas três últimas vezes, houve cancelamento às vésperas de sua realização, por motivos variados.
Primeiro, em fevereiro, o próprio Lula afirmou que viria ao Estado logo após o Carnaval, algo que não se concretizou.
Em seguida, a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República informou a deputados federais do PT capixaba sobre uma possível visita de Lula a Linhares, para a entrega das unidades do Minha Casa, Minha Vida, no dia 2 de maio. Porém, mais uma vez, a agenda não se confirmou.
Por fim, em maio deste ano, Lula cancelou uma visita a dois dias do evento do qual participaria devido à morte do ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica, aos 89 anos, no dia 13 de maio.
Nessa ocasião, Lula viria para participar da entrega de unidades do Minha Casa Minha Vida, em evento que ocorreu no dia 16 daquele mês, em Linhares, com a participação do Ministro das Cidades, Jader Filho.
Na época, Lula chegou a gravar um vídeo durante viagem oficial à China confirmando a participação, mas, após a morte de Mujica, optou por ir ao velório.
SAIBA MAIS
Agenda preliminar
A agenda prevê passagem por São Mateus, no Norte do Estado. A vinda seria para oficializar os repasses ao Estado dos recursos provenientes do Acordo de Mariana – acordo judicial de reparação dos danos causados pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG), que ocorreu em 2015. A parte que cabe ao Estado é no valor de R$ 40 bilhões.
A vinda também seria para celebrar a inclusão de comunidades quilombolas no acordo. Na agenda, também estaria prevista a visita do Presidente a um quilombo da região.
Outro ponto que pode entrar na agenda seria o anúncio de obras e investimentos dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3), do governo federal para a região.
Cancelamentos
Essa é a quarta vez em sete meses que o Presidente tem agenda anunciada no Estado. Nas três últimas vezes, houve cancelamento às vésperas de sua realização. Primeiro, em fevereiro, o próprio Lula afirmou que viria ao Estado logo após o Carnaval, algo que não se concretizou.
Em seguida, a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República informou a deputados federais do PT-ES sobre uma possível visita de Lula a Linhares, para a entrega das unidades do Minha Casa, Minha Vida, no dia 2 de maio, o que acabou não acontecendo.
Por fim, em maio deste ano, Lula cancelou uma visita a dois dias do evento do qual participaria devido à morte do ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários