Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PERNAMBUCO QUE ENCANTA

Caruaruense leva Pernambuco na mala para Turim, maior palco mundial de mágica

Aline Moura | 08/07/2025, 06:00 h | Atualizado em 08/07/2025, 00:41
Pernambuco que encanta

Aline Moura

Carregando na bagagem experiências de sobra no Diario de Pernambuco e na Folha de Pernambuco, jornais em que atuou em todas as áreas, exceto esportes, Aline Moura integra o time do Tribuna Online PE. E com o seu olhar jornalístico, através da coluna “Pernambuco que encanta”, busca valorizar o que há de melhor nos municípios pernambucanos.



          Imagem ilustrativa da imagem Caruaruense leva Pernambuco na mala para Turim, maior palco mundial de mágica
Primeiro nordestino a competir neste campeonato, Rapha Santacruz apresenta um espetáculo que foge dos velhos truques e encanta pela originalidade |  Foto: Fernando Nogueira/Divulgação

É curioso como certas histórias atravessam o mundo e ainda assim permanecem profundamente enraizadas no chão que as viu nascer. De Caruaru, no Agreste de Pernambuco, ao maior palco da mágica mundial, Rapha Santacruz vai carregar não apenas números e truques, mas um pedaço inteiro de nós. 

Ele é o primeiro nordestino a competir no Campeonato Internacional de Mágica, o mais importante do gênero no mundo, que reunirá mais de 3 mil artistas entre os dias 14 e 19 de julho. O evento deste ano será realizado em Turim, na Itália.

E a gente não consegue esconder o orgulho — aquele faz a gente pensar: “É um dos nossos”.

Quando a mágica tem sotaque


          Imagem ilustrativa da imagem Caruaruense leva Pernambuco na mala para Turim, maior palco mundial de mágica
O mágico de Caruaru que transforma a mala nordestina em passaporte para Turim |  Foto: Acervo pessoal/Divulgação

O número com que ele vai disputar a 29ª edição do evento, promovido pela Federação Internacional das Sociedades Mágicas, não será apenas um espetáculo. É um manifesto.

O nome? “O Matuto”.

Rapha tira, de uma mala sertaneja de vaqueiro, os sons do pífano, do pandeiro, do coco, xaxado, forró e cavalo-marinho. Quer mais? Cada elemento traz, na fantasia, a beleza do Agreste e do Sertão. A apresentação será inspirada na literatura de cordel.

Ali, diante do mundo, ele vai fazer a mágica falar a língua da gente. Rapha quer que o público se reconheça no espetáculo, que olhe e diga: isso é nosso.

“É uma mala sertaneja, de couro. Coisa nossa, do Agreste, do Sertão. Me identifiquei com ela, com o pífano, o pandeiro, essas coisas brejeiras, sabe? Nossas raízes”, disse à coluna, com um carinho que transborda da fala.

Lugar pouco explorado


          Imagem ilustrativa da imagem Caruaruense leva Pernambuco na mala para Turim, maior palco mundial de mágica
Rapha eleva a arte a um lugar pouco explorado pelas produções convencionais, geralmente presas a números clássicos e à estética dos grandes efeitos cenográficos |  Foto: Chare

Ao construir um espetáculo de mágica com raízes na cultura popular, Rapha eleva a arte a um lugar pouco explorado pelas produções convencionais, geralmente presas a números clássicos e à estética dos grandes efeitos cenográficos.

Ao longo da história do campeonato, apenas uma dupla brasileira subiu ao pódio: Vick e Fabrini, em 1988.

“Eu me senti muito honrado e feliz de poder ter sido selecionado com esse trabalho, com o qual eu levo Caruaru, Pernambuco e o Nordeste do Brasil”

A mala que carrega raízes

Essa mala dos truques, ele revelou, não foi escolhida por acaso.

Aos 36 anos, quando o mágico caruaruense abre uma mala usada por várias gerações, não tira apenas objetos cênicos e truques. Tira a infância nas feiras livres, o cheiro da terra quente depois da chuva fina de fim de tarde. Tira o menino de sete anos que foi escolhido pela mágica — ou, como ele gosta de dizer, foi a mágica que o escolheu.

Não fui eu que escolhi a mágica. Foi ela que me escolheu desde os 7 anos. Comecei a trabalhar com 12 e eu escolhi a mágica porque… Na verdade, a mágica que me escolheu" Rapha Santacruz, Mágico

Daí em diante, foi só mergulho. Leu livros, viajou para congressos, passou horas diante de mestres ilusionistas. Estudou teatro, circo, dança, música e palhaçaria. Misturou tudo com a arte da mágica, num caldeirão onde o impossível se mistura com o popular.

Estudo e talento

O pernambucano, nascido na capital do Agreste, é idealizador e produtor do Festival Internacional de Mágica, considerado o maior evento dedicado ao ilusionismo no país.

Nunca parou em mais de 20 anos de trabalho. Criou teorias, números próprios, personagens. Passou duas décadas construindo uma carreira que já rodou o Brasil e o mundo.

Para se ter uma ideia, ele já se classificou em quinto lugar no Campeonato Europeu de Mágica, na Suíça, no ano passado.

Também já esteve em palcos, festivais e concursos internacionais em Portugal, na Itália, Espanha, França, Argentina, Chile e Uruguai. E agora, pela primeira vez, o estudo e o talento o levam ao maior campeonato de todos.

Quando a mágica devolve o encanto


          Imagem ilustrativa da imagem Caruaruense leva Pernambuco na mala para Turim, maior palco mundial de mágica
O menino de 7 anos que queria ser mágico, foi escolhido para levar a mágica ao mundo, agora com 36 anos |  Foto: Charles Jonhson/Divulgação

Numa época em que tanta gente deixou de acreditar em mágica — seja a mágica do palco ou a da vida —, ver Rapha Santacruz representar o Brasil, o Nordeste e Caruaru em Turim é como tomar água de cacimba.

Mas ele não vai com sede de troféu. Vai com a tranquilidade de quem já venceu.

“Só de estar lá, com um trabalho brasileiro, que nasce de pesquisa e amor à cultura, eu já me sinto realizado. Não tô indo pra ganhar prêmio. Tô indo pra mostrar meu trabalho”, disse, sem pressa.

E é por isso mesmo que ele já ganhou.

Rapha leva consigo um Brasil que muitos esquecem: um Brasil que ainda acredita no impossível, que transforma a cultura popular em espetáculo e que, mesmo quando parece desacreditado, ainda encontra espaço para a beleza, o encanto e a poesia.

Ele carrega tudo isso dentro da mala.

E, de alguma forma, leva a gente junto. 

Veja o teaser
aqui


Distribuidora pernambucana Wine Concept Brasil completa seis anos


          Imagem ilustrativa da imagem Caruaruense leva Pernambuco na mala para Turim, maior palco mundial de mágica
Entre os destaques do portfólio, segundo o CEO, estão os vinhos chilenos da Morandé — a vinícola sul-americana mais premiada |  Foto: Divulgação

Com sede no Recife, a distribuidora pernambucana Wine Concept Brasil completou seis anos no mercado de vinhos brasileiros nesta última segunda-feira (6). Fundada em 2019 com cerca de 20 rótulos portugueses, a empresa ampliou seu portfólio para mais de 260 rótulos, de 23 vinícolas de seis países.

Filiais

Além do Recife, a Wine Concept conta com filiais na Paraíba, Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo, e parcerias estratégicas em Alagoas e Sergipe, consolidando seu crescimento em todo o país. “Estamos em expansão constante: ampliando nosso portfólio, estrutura e volume de vendas”, afirma Marcos Oliveira, CEO da empresa.

40 containers

Para acompanhar o crescimento, a distribuidora inaugurou recentemente uma nova sede no Recife, com capacidade para 40 containers, reforçando sua estrutura logística para suportar o aumento de 20% nas vendas no último ano. Coisa boa!


Marisqueiras quilombolas lançam coleção com 17 espécies de conchas


          Imagem ilustrativa da imagem Caruaruense leva Pernambuco na mala para Turim, maior palco mundial de mágica
Com a previsão de aumentar o faturamento em 25% em relação ao ano passado, a coleção celebra as riquezas naturais e culturais do nosso litoral |  Foto: Divulgação

Feita de Sertão, de mar e sol, tenho uma expectativa maralinda para esta coleção. Marisqueiras quilombolas do litoral norte de Pernambuco apresentam, na abertura da Fenearte 2025, uma nova coleção que une a delicadeza do crochê hiperbólico às biojoias feitas com 17 espécies de conchas da região. O lançamento acontece nesta quarta-feira (9), no Centro de Convenções, em Olinda, palco da maior feira de artes da América Latina. 


Araçoiaba comemora 30 anos com festa, shows e celebrações religiosas

Araçoiaba celebra 30 anos de emancipação política com programação que inclui corrida, shows, cultos e eventos religiosos. A festa começa no sábado (5/7) e segue até 14 de julho, com atrações como Mara Pavanelly, Márcia Fellipe, Walkyria Santos e Capim com Mel. Haverá também corte de bolo, cerimônias religiosas e noites de louvor católico e evangélico.


Pernambuco estreia na Olimpíada Internacional de Matemática


          Imagem ilustrativa da imagem Caruaruense leva Pernambuco na mala para Turim, maior palco mundial de mágica
Os alunos João Pedro Bandeira e Vinícius Pimentel, do Colégio GGE, conquistaram vaga na equipe brasileira após destaque na OBM |  Foto: Carolina Soares/Colégio GGE

Pernambuco chega, pela primeira vez, à Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), a maior competição global da área para estudantes do Ensino Médio. Os alunos João Pedro Bandeira e Vinícius Pimentel, do Colégio GGE, conquistaram vaga na equipe brasileira após destaque na OBM. 

Na Austrália
A disputa será de 10 a 20 de julho, na Austrália, reunindo estudantes de mais de 100 países.

Eles já estão no ranking dos jovens talentos mais promissores do Brasil e levam o nome do Estado para um dos palcos mais desafiadores do mundo. Um feito que merece aplausos — e inspiração.


Quase R$ 1 milhão da Eletrobras

O Centro Comunitário da Paz (Compaz) Ariano Suassuna, localizado no bairro do Cordeiro e que realiza cerca de 19 mil atendimentos mensais, será beneficiado com R$ 850 mil provenientes de uma parceria entre a Eletrobras e a Prefeitura do Recife. O investimento será destinado à melhoria das instalações voltadas às práticas esportivas, culturais e educacionais. Um passo importante para valorizar a comunidade local.


Quer entrar em contato com a coluna Pernambuco que encanta?Envie sugestões de pautas exclusivas para o e-mail [email protected]. Também deixe seu telefone de contato e zap. A coluna é publicada nas terças-feiras. Só belezura tá!

Para outras sugestões de matérias do dia a dia, envie e-mail para [email protected].

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Pernambuco que encanta

Pernambuco que encanta, por Aline Moura

Carregando na bagagem experiências de sobra no Diario de Pernambuco e na Folha de Pernambuco, jornais em que atuou em todas as áreas, exceto esportes, Aline Moura integra o time do Tribuna Online PE. E com o seu olhar jornalístico, através da coluna “Pernambuco que encanta”, busca valorizar o que há de melhor nos municípios pernambucanos.

ACESSAR Mais sobre o autor
Pernambuco que encanta

Pernambuco que encanta,por Aline Moura

Carregando na bagagem experiências de sobra no Diario de Pernambuco e na Folha de Pernambuco, jornais em que atuou em todas as áreas, exceto esportes, Aline Moura integra o time do Tribuna Online PE. E com o seu olhar jornalístico, através da coluna “Pernambuco que encanta”, busca valorizar o que há de melhor nos municípios pernambucanos.

Pernambuco que encanta

Aline Moura

Carregando na bagagem experiências de sobra no Diario de Pernambuco e na Folha de Pernambuco, jornais em que atuou em todas as áreas, exceto esportes, Aline Moura integra o time do Tribuna Online PE. E com o seu olhar jornalístico, através da coluna “Pernambuco que encanta”, busca valorizar o que há de melhor nos municípios pernambucanos.

PÁGINA DO AUTOR

Pernambuco que encanta

A coluna Pernambuco que encanta, do Tribuna Online PE, revela histórias inspiradoras dos municípios pernambucanos e seus moradores. Com olhar sensível, informativo e analítico, valoriza as riquezas humanas, econômicas e culturais do estado, mostrando quem transforma comunidades com criatividade, coragem e afeto.