Técnico do Chelsea fica sem reação ao saber número de jogos do Fluminense na temporada europeia
Escute essa reportagem
O técnico do Chelsea, Enzo Maresca, que enfrenta o Fluminense na semifinal do Mundial de Clubes nesta terça-feira, às 16h, em Nova Jersey, surpreendeu-se ao ser confrontado com a quantidade de partidas disputadas pelo clube brasileiro desde o início da temporada europeia.
Em coletiva, Maresca foi questionado sobre a importância que os europeus dão ao torneio. O italiano fez questão de esclarecer que não se trata de prioridade, mas sim das condições físicas e do desgaste acumulado ao longo da temporada.
“Para mim, pessoalmente não é que não seja um jogo importante. Chegamos aqui com duas situações diferentes. Quantas partidas os brasileiros jogaram? Nós jogamos 63 partidas, os europeus chegam diferente, em outra condição. A vontade de ganhar é a mesma dos dois lados, o que acontece é que as condições são diferentes. Os brasileiros chegam aqui depois de quantas partidas?”, afirmou Maresca.
Após a declaração, um jornalista brasileiro presente à coletiva disparou: “70 jogos”. O técnico dos Blues ficou em silêncio por alguns segundos, lançou um sorriso tímido e não soube como responder imediatamente, evidenciando surpresa diante da declaração do jornalista.
O Estadão checou os números. Na realidade, a temporada europeia do Chelsea contou com 62 jogos entre 18 de agosto de 2024, quando enfrentou o Manchester City em sua estreia na Premier League, e 4 de julho de 2025, data da última partida contabilizada, uma vitória contra o Palmeiras nas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes.
Já o Fluminense disputou 60 partidas no mesmo intervalo, número próximo ao dos europeus — o que contradiz Maresca na percepção de que os brasileiros, por estarem no meio da temporada, teriam jogado menos.
Se comparado apenas ao número de partidas no ano de 2025, o Fluminense soma 41 jogos até aqui, enquanto o Chelsea disputou 33. A diferença reforça que, mesmo em calendários distintos, o ritmo de competição é intenso para ambos os lados.
Comentários