Vitória: como vão ficar as orlas de Pontal de Camburi, Andorinhas e Santa Luiza
Santa Luiza e Pontal de Camburi também terão ampliação em sua estrutura, dentro do programa Vitória de Frente para o Mar
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As orlas de Andorinhas, Santa Luiza e Pontal de Camburi estão passando por uma ampla transformação e ganharão uma estrutura com passeio, ciclovia, deques, rampas para subida de barcos, arquibancadas alagáveis, marina, atracadouros, quiosques, restaurantes e até uma quadra poliesportiva.
As obras integram o programa Vitória de Frente para o Mar, que visa requalificar a relação da cidade com o litoral, criando espaços públicos mais integrados, acessíveis e voltados para o lazer, turismo e geração de renda.
Em Andorinhas, o trabalho já começou com a fundação dos pilares. “É o primeiro processo e também o mais demorado, porque o terreno é um manguezal. A gente vai fincando as estacas no solo para depois levantar a estrutura da orla”, explicou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
O projeto conta com deques de contemplação, campo de grama sintética, área de lazer, ciclovia e uma guarderia náutica.
Canal
No Pontal de Camburi, a obra avança a partir da Ponte de Camburi. O trecho receberá ampliação do passeio, deques ao longo da orla, arquibancadas alagáveis, rampas para subida de barcos, além de atracadouros.
“Essa parte vai se integrar tanto à orla de Andorinhas quanto à Grande São Pedro. É tudo um conjunto, feito para se conectar. A ideia é transformar esse trecho em uma área viva, onde as pessoas possam andar, pedalar e passear com a família”, disse Pazolini.
Na orla de Santa Luiza, o projeto inclui espaços de convivência, pontos de contemplação, áreas esportivas e requalificação urbana.
“Vitória estava de costas para o mar, e o que estamos fazendo é justamente o contrário: colocando a cidade de frente para sua beleza natural, com estrutura de qualidade e respeito ao meio ambiente”.
Além de melhorar a qualidade de vida da população, o projeto foca no desenvolvimento local. “Com essas obras, a gente quer criar oportunidades reais para os moradores: quiosques, restaurantes, pontos de pesca. Isso movimenta a economia, valoriza os bairros e traz autoestima para as comunidades”.
A expectativa da gestão municipal é que, com a conclusão das obras, Vitória ganhe projeção nacional como destino turístico.
“Pode ter certeza: com esse pacote de obras, Vitória vai estar entre as três cidades mais visitadas do Brasil. É uma transformação que vai marcar época”.
Saiba Mais

Orla de Andorinhas
É parte de um grande projeto de urbanização e integração da cidade de Vitória. A área de intervenção é de 47 mil metros quadrados.
Nela, estão propostas a criação de uma via compartilhada para pedestres e bicicletas junto à orla do bairro Andorinhas, complementando a malha viária do bairro. Além disso, a ampliação do passeio, com deques ao longo de toda a orla.
Outras novidades são as rampas para subida de barcos, arquibancadas alagáveis e atracadouros, uma guarderia de barcos sob a ponte, bem como a implantação de quadra poliesportiva.
Andamento das obras
Atualmente é feita a fundação dos pilares da nova orla, processo inicial e um dos mais demorados, pois o terreno é um manguezal. Estão sendo cravadas estacas no solo para sustentar a estrutura.
Essa fase é essencial para garantir segurança e estabilidade à obra.
Impacto ambiental
Segundo o prefeito Lorenzo Pazolini, a obra é totalmente sustentável. Ela não suprime a vegetação.
Experiências anteriores, como na orla de São Pedro, mostraram que a estrutura ajuda a criar um novo ecossistema marinho, atraindo peixes e aumentando a biodiversidade local ao oferecer novas áreas de alimentação e abrigo para as espécies.
Canal de Camburi
Além dessa, as obras no Canal de Camburi estão em andamento e contemplam a região que fica entre as pontes Governador Carlos Lindenberg – mais conhecida como Ponte da Passagem – até as pontes Ceciliano Abel de Almeida e Petrônio Portela – conhecidas como Ponte de Camburi.
A primeira etapa contempla, ao Norte, o trecho da orla a partir da rua Alberto Bela Rosa, em Pontal de Camburi, até as pontes, e o mesmo trecho, ao Sul, os bairros Santa Luiza e Praia do Canto.
O Canal de Camburi terá uma orla com marina, atracadouros, quiosques, restaurantes, passarelas e travessia do canal.
O projeto urbanístico tem o objetivo de proporcionar a integração social, potencializar a economia e valorizar o cenário ambiental e paisagístico do local.
A infraestrutura projetada cobre cerca de 3,3 km de passeio público, para pedestres e ciclistas, que será construído sobre a água, margeando as bordas do canal, totalizando cerca de 32 mil metros quadrados de área construída.
Projeto
A nova orla integra o programa Vitória de Frente para o Mar, que tem como objetivo requalificar as orlas da cidade.
A proposta é integrar toda essa faixa — desde São Pedro, passando por Ilha das Caieiras, Santo André, Nova Palestina, Resistência, Andorinhas e Canal de Camburi — em um único sistema de orlas urbanizadas e ciclovias.
A ideia é permitir, por exemplo, que uma pessoa vá de bicicleta ou a pé de São Pedro até a Praia de Camburi, passando por diferentes pontos turísticos e históricos, aproveitando a natureza e a gastronomia local.
O que o prefeito diz

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