Feira dos Municípios é point de políticos
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
A abertura da Feira dos Municípios atraiu dezenas de políticos, sobretudo os que fazem parte da base do governador Renato Casagrande (PSB). Com atrações de diversos municípios capixabas, entenderam que era momento propício para circular e dialogar com gestores de todas as regiões.
Em determinado momento, o governador convocou seus aliados para o palco: prefeitos, deputados, secretários e outras autoridades, além do vice, Ricardo Ferraço (MDB). “Esse é um Espírito Santo que planeja o futuro com os pés no chão. Estaremos cada vez mais juntos”, disse Ricardo, durante discurso.
Até o deputado Pablo Muribeca (Rep), subiu ao palco. “Vou me esconder debaixo do seu chapéu”, chegou a brincar Casagrande. Prefeito da Serra, Weverson (PDT), a quem Muribeca é oposição, teve momento de fala: rasgou elogios a Ricardo e sinalizou que o PDT estará com o vice-governador ano que vem.
“Torcida” por prefeito
Durante a Feira, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), chegou a ser aplaudido por profissionais de sua administração. Chegou ao evento logo após a viagem que fez para São Paulo.
A atitude, embora tenha sido celebrada por aliados, não foi bem digerida por outros grupos que estavam presentes.
Vez do republicano
O grupo do governador “dominou” a feira no primeiro dia. Hoje, é a vez do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), participar do evento, junto de seus aliados. Ontem, aproveitou para circular em Linhares, Jaguaré e São Roque do Canaã. Amanhã, estará em Paraju. Pazolini continua acelerando rumo ao projeto eleitoral de 2026.
Faltou só soltar fogos!
Diversos políticos capixabas torcedores do Fluminense só faltaram soltar fogos de artifício ontem com a vitória do clube carioca no Mundial de Clubes da Fifa. O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), e o ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) foram dos mais animados.
Sinais de saída
Vereadores de Cariacica Lei e Sérgio Camilo, ambos do União Brasil, pediram desfiliação do partido. Em conversa com a coluna, Camilo justificou que não concorda com a condução do partido. Cabe lembrar que meses atrás houve imbróglio envolvendo Euclério e União.
O prefeito chegou a ser confirmado como próximo presidente estadual da sigla, mas após a federação com PP, a liderança ficou com o presidente da Ales, Marcelo Santos.
Estratégia é não firmar compromissos
O prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos (PSD), tem aparecido em fotos recentes tanto com o governador Casagrande (PSB), como com o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos). Embora tenha apoiado Pazolini nas eleições municipais do ano passado, o governo tenta trazê-lo para a base.
Nos bastidores, a estratégia de Renzo é não firmar compromissos agora, para que a decisão não influencie em possíveis movimentos do futuro próximo.
Galeria
Patrimônio cultural
A Feira dos Municípios, que acontece até amanhã no Pavilhão de Carapina, pode se tornar patrimônio cultural imaterial do Estado. Projeto de autoria da deputada Janete de Sá (PSB) foi aprovado por unanimidade na Assembleia e aguarda a sanção de Casagrande (PSB).
Símbolo no uniforme
Agora é lei em Vitória. Alunos com autismo da Rede Municipal poderão confeccionar o símbolo mundial de conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos uniformes. A autoria da lei é da vereadora Mara Maroca (PP).
Artigo publicado
A Revista do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou artigo de autoria da doutoranda e juíza de Direito Gisele Souza de Oliveira e da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito da FDV, Elda Coelho de Azevedo Bussinguer. O trabalho tem como objeto de análise o Protocolo de Julgamento com Perspectiva de Gênero do CNJ.