Mãe denuncia hospital por morte de bebê liberado três vezes de PA em Colatina
Asafe da Silva morreu após complicações de uma pneumonia diagnosticada tardiamente
Escute essa reportagem

Um bebê de 45 dias morreu na última terça-feira (1) após complicações de uma pneumonia diagnosticada tardiamente no Hospital São José, em Colatina, no Noroeste do Estado. A mãe do bebê, Aryele Ribeiro da Silva, usou as redes sociais para denunciar o hospital por negligência médica.
Segundo Aryele, na última sexta-feira (27), o seu filho Asafe começou a apresentar um quadro de dor, com muito choro. Preocupada, no sábado (28), a mãe levou a criança até o pronto atendimento da maternidade, onde o menino foi atendido e rapidamente liberado, por apresentar um quadro de cólica, de acordo com os médicos de plantão.
Porém, de acordo com a mãe, o bebê continuou chorando frequentemente e por isso, foi levado novamente ao hospital por duas vezes, no sábado (28) e no domingo (29).
"No sábado, eu percebi que ele está com dificuldade para respirar e levei novamente. Nada foi feito, falaram que era cólica e mandaram eu voltar para casa e no domingo levei ele novamente passei o dia inteiro no São José esperando atendimento, falaram que ele estava com cristal na urina foram me liberar 19h da noite", contou.
Após os três atendimentos no Hospital São José não obterem um diagnóstico, Aryele decidiu levar o filho a outro hospital do município onde ele foi diagnosticado com pneumonia. No domingo (29), o pulmão do bebê já estava danificado, segundo a mãe.
Com o diagnóstico, mãe e filho retornaram ao hospital, onde ele foi internado. Na segunda-feira (30), Aryele conta que o bebê precisou ser entubado após sofrer uma parada cardíaca. Na terça-feira (1), Asafe sofreu outras quatro paradas cardíacas e não resistiu.
Para Aryele, houve negligência por parte dos médicos do pronto atendimento. Ela relata que a negligência começou desde o nascimento do filho, que teria engolido líquido no parto e precisado de internação. "Quero justiça para que outras pessoas não passem por isso", escreveu.
O que diz o Hospital
Em nota, o Hospital São José comunicou com pesar o ocorrido na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) da instituição.
"Neste momento de dor, a direção do hospital e toda a equipe se solidarizam com os pais e familiares, prestando seus sentimentos e respeito à família.
Desde a admissão do bebê, foram adotadas todas as condutas clínicas indicadas para o quadro apresentado, com acompanhamento contínuo por equipe médica e multiprofissional especializada. Apesar dos esforços intensivos e ininterruptos, infelizmente, o recém-nascido não resistiu à gravidade do seu estado de saúde.
O Hospital São José reafirma seu compromisso com a ética, a responsabilidade e a qualidade da assistência prestada, e permanece à disposição da família para os devidos esclarecimentos".
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários