Novas aventuras com dinossauros do “Jurassic World”
Filme renova a franquia com uma nova história e elenco, sem deixar os gigantes e temidos dinossauros fora de cena
Escute essa reportagem

A franquia iniciada pelo grandioso Steven Spielberg e que conquistou gerações desde os anos 90 se renova com a chegada de “Jurassic World: Recomeço” hoje, aos cinemas do Espírito Santo.
O novo filme, que sucede trilogia com Chris Pratt e Bryce Dallas Howard – cuja recepção do público não foi nada positiva – apresenta uma nova história e elenco, sem deixar os gigantes e temidos dinossauros fora de cena.
O rosto da vez é Scarlett Johansson, 40. Após ficar mais de uma década ligada ao Universo Cinematográfico da Marvel, a estrela interpreta Zora Bennett, uma especialista em operações secretas que lidera uma missão arriscada para coletar material genético de dinossauros em uma ilha remota e perigosa.
“Eu era realmente louca pelo filme original e dormi em uma tenda de Jurassic Park no quarto que dividi com minha irmã por um ano”, disse Johansson, demonstrando sua paixão pela franquia.
O elenco principal dessa história, que se passa cinco anos após os eventos de “Jurassic World: Domínio” (2022), ainda conta com Jonathan Bailey (“Wicked”) e o vencedor do Oscar Mahershala Ali (“Moonlight”).
Buscando resgatar o estilo do aclamado longa de 1993, a nova produção traz de volta David Koepp, que assinou o roteiro do primeiro “Jurassic Park”, além de clássicos como “Homem-Aranha” (2002) e “Missão: Impossível”.
“Foi simplesmente divertido retornar àquele mundo de grandes aventuras apoiado pela ciência real e criar alguns novos personagens legais”, disse o roteirista em entrevista recente.
O filme, cuja direção é de Gareth Edwards, de “Rogue One: Uma História Star Wars e Godzilla” (2014), também tem uma participação mais ativa de Steven Spielberg.
“Ele se envolveu profundamente desde o início”, lembrou David Koepp.
Filme com clichês e merchans
Crítica
Há algumas coisas boas em “Jurassic World: Recomeço”, o 7º filme da franquia dos dinossauros iniciada por Steven Spielberg em 1993. São elas Scarlett Johansson, Mahershala Ali e, talvez, o fato de ser 15 minutos mais curto que seu antecessor de 2022.
Mesmo assim, são duas horas e 14 minutos de obviedades, más ideias e merchandising de chocolates e balas feitos sob medida para atacar o público infantil que entrou em férias nesta semana e está pronto para mastigar mais um filme ordinário de Hollywood.
A sinopse é ridícula. Uma equipe de aventureiros precisa capturar sangue vivo dos maiores dinossauros que vivem nos três ambientes – na água, na terra e no ar. Com essas amostras, uma empresa farmacêutica poderá estender a vida dos humanos em 20 anos.
No mundo em questão, os dinos já são história antiga. O público se cansou deles e os animais remanescentes sobrevivem perto da linha do Equador. A ex-militar Zora, papel de Johansson, lidera o time, que viaja no barco de Duncan, vivido por Ali, e tem entre seus membros um desajeitado cientista, que vai questionar o uso da patente médica, e um representante da empresa – malvado, é claro.
Para aumentar a lista de clichês, uma família feliz está viajando no seu próprio veleiro quando é atacada por um monstro marinho e pede ajuda ao barco da equipe. Nesta família, há uma criança, que adotará um dino simpático na selva da ilha proibida para garantir momentos de fofice.
O roteiro não tem nenhum pudor em inventar saídas conforme as dificuldades vão aparecendo. Por exemplo: após o grupo chegar na ilha com seu barco destruído, Zora acalma a todos dizendo que havia contratado previamente um helicóptero de resgate. Ainda bem, né?
Mais estreias
“Pedaço de Mim”
A premiada atriz francesa Laure Calamy interpreta Mona, uma mulher divorciada que vive com seu filho Joel (Charles Peccia), um adulto neurodivergente, nos subúrbios de Paris. Os dois compartilham uma relação profunda, que é abalada quando ela descobre que a namorada de Joel, também neurodivergente, está grávida.
“Jovens Amantes”
A comédia dramática é ambientada no final da década de 1980, quando Stella, Victor, Adèle e Etienne completam 20 anos de idade. O grupo faz o exame de admissão para uma famosa escola de atuação e, ao ser aprovado, é lançado a toda velocidade na vida, paixão e amor. Juntos, esses jovens vão experimentar a primeira tragédia de suas vidas.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários