Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

"Não há candidatura própria"

Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos

Eduardo Maia, colunista de A Tribuna | 03/07/2025, 12:54 h | Atualizado em 03/07/2025, 17:58

Imagem ilustrativa da imagem "Não há candidatura própria"
Eduardo Maia |  Foto: Arquivo/AT

Nos últimos meses, diversos nomes têm sido cotados para disputar cargos majoritários no Espírito Santo, em um movimento considerado por muitas lideranças políticas como sendo antecipado. Em entrevista à coluna, a ex-senadora Rose de Freitas (MDB) comentou que não existe candidato de si mesmo, e que uma candidatura precisa ser combinada.

“Política é algo coletivo. Ninguém acorda e diz que quer ser candidato. Tem de combinar com segmentos, ter propostas. Estamos em um momento de indecisão, vejo que está havendo antecipação em algumas declarações. Todos têm direito, mas não existe candidato de si mesmo. Tem sido comum ouvir que fulano é candidato, mas de quem?”, indaga a emedebista.

Sobre a chance de ela disputar, é enfática: “Para ano que vem, há muita água para rolar. Tenho tempo para deixar diluir e conversar, mas enquanto viva, há possibilidade”, apontou.

Largada canela-verde

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho (sem partido), conforme a coluna antecipou, realizou a 1ª reunião oficial com aliados visando candidatura ao governo. Encontro contou com diversos vereadores e objetivo foi ouvir sugestões. Nesta quinta-feira (3), ele esteve em São Paulo. Participou de reunião com o presidente nacional do Novo, Eduardo Ribeiro. O presidente estadual do partido, Iuri Aguiar, chegou a dizer que Arnaldinho está mais próximo do partido, embora tenha ponderado que não houve martelo batido sobre filiação. Continua em busca de uma legenda para disputar o governo do Estado.

Ruídos na Assembleia

Em abril, a coluna já havia analisado o fato de que secretários de Estado sairiam na frente quando o assunto fosse viabilização rumo a 2026, seja visando a Ales ou Câmara Federal. Na última quarta-feira (2), o presidente, Marcelo Santos (União), chamou atenção para uma parcela do secretariado que estaria mais preocupada com o pleito do que com as atribuições.

Convocou para a Feira

O governador Casagrande convocou seus seguidores para irem à Feira dos Municípios, que abre as portas a partir de quinta-feira (3), trazendo detalhes da tradição capixaba. “Será lá que o Espírito Santo vai se encontrar, com cultura, sabores e gente criativa”. Acontece no Pavilhão de Carapina, Serra.

Apoio garantido

Filiado ao PT desde 1988, Alexandre Padilha, atual ministro da Saúde, anunciou oficialmente que apoia a candidatura da deputada Jack Rocha à reeleição do PT estadual.

Braço direito do governo Lula, Padilha afirma que está fechado com a petista – a quem ele deposita confiança por sua trajetória de batalhas no campo democrático da política.

“Feliz por saber que Jack se colocou à disposição para presidir a sigla em solo capixaba”.

Partido enfim consegue espaço no governo

Conforme a coluna noticiou no início do ano, o Podemos buscava espaço no governo. Agora, a ex-vice-prefeita de Vitória Capitã Estéfane (Pode) foi nomeada como assessora especial nível três (mais alto disponível) na Secretaria de Trabalho. Além disso, no último mês, foram nomeados dois subsecretários por indicação da sigla. Nos bastidores, a Assistência Social, em breve, será do Podemos, já que a secretária Cyntia Grillo (PSB) deve migrar para a legenda.

Galeria 

Prefeito volta quinta-feira (3)

Prefeito de Cachoeiro, Theodorico Ferraço (PP) está de volta quinta-feira (3). Esteve afastado por algumas semanas por questões médicas. Durante o período, o vice, Júnior Corrêa (Novo), foi prefeito interino.

Vai acelerar

Presidente do Republicanos no Estado, Erick Musso já começa a conceder entrevistas fazendo balanço do período em que foi presidente da Assembleia. Além disso, já tem preparado conteúdos para suas redes sociais. A campanha visando a Câmara Federal já começou.

Aplaudiu os ministros

O senador Magno Malta (PL) homenageou os ministros André Mendonça, Edson Fachin e Kassio Nunes Marques por votarem a favor do artigo 19 do Marco Civil da Internet. Para ele, os magistrados fizeram uma “defesa corajosa da liberdade de expressão” ao se posicionarem contra a remoção de conteúdos sem ordem judicial. O voto de aplauso foi protocolado e encaminhado aos ministros.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: