Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Nome cotado para liderar

Republicanos e MDB negociam federação, com disputa interna por liderança. Nos bastidores, Messias Donato é citado, mas Erick Musso segue favorito

Eduardo Maia, do Jornal A Tribuna | 30/06/2025, 13:43 h | Atualizado em 30/06/2025, 13:43

Imagem ilustrativa da imagem Nome cotado para liderar
Eduardo Maia |  Foto: Arquivo/AT

Com o avanço das conversas entre Republicanos e MDB, no sentido de os partidos formarem uma federação, o tabuleiro político capixaba aguarda de forma apreensiva as definições.

Surgiu entre governistas a seguinte possibilidade: que o deputado federal Messias Donato (Rep) seja o líder da possível união. Nos bastidores, ele poderia ser um ponto de equilíbrio na história, garantindo chapa para o Republicanos e levando o partido para o lado governista. O que se ouve é que, se o fato de ter dois federais pesar em favor do Republicanos, que o líder seja um nome próximo ao vice Ricardo Ferraço (MDB).

Apesar da possibilidade ventilada nos bastidores políticos, é um assunto que tem sido tratado com muita cautela, até porque o outro lado da moeda, representado pelo presidente estadual da sigla, Erick Musso, e por Lorenzo Pazolini, vai lutar em Brasília para o grupo deles dominar a federação.

Mas não muito....

Embora a possibilidade exista e já tenha chegado aos ouvidos das lideranças do Republicanos, muitos acreditam que as chances de Donato liderar a federação são remotas, e que deve mesmo ficar com Erick Musso, caso seja do Republicanos, ou com Ricardo Ferraço, caso caia no colo do MDB. Cenas que serão conhecidas nos próximos capítulos.

23 querem reeleição

Apesar de haver “muita água para passar embaixo dessa ponte”, como muitos parlamentares disseram à coluna, em junho de 2025, 23 dos 30 deputados estaduais querem se reeleger. A preço de hoje Marcelo Santos (União), Dr. Bruno (União), Coser (PT), Muribeca (Rep), e Polese (PL) miram Câmara Federal, e Callegari (PL) e Meneguelli (Rep) o Senado.

Preparados para o rodeio!

Imagem ilustrativa da imagem Nome cotado para liderar
Prefeito de Aracruz, Doutor Coutinho (PP) e a filha Jeesala Coutinho (MDB)

O prefeito de Aracruz, Doutor Coutinho (PP), publicou vídeo ao lado da filha, Jeesala Coutinho (MDB), para anunciar as atrações da 26ª Expo Aracruz, festival que acontece em agosto.

“O chão vai tremer, e a galera vai arrepiar”, disseram os dois, vestidos a caráter.

Peregrinação

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), esteve, na última sexta-feira, em Guarapari, acompanhado de Erick Musso. Aproveitou a Festa de São Pedro na cidade para encontrar seu correligionário, o prefeito Rodrigo Borges (Republicanos).

Ontem, participou da Festa de São Pedro, desta vez na própria cidade de Vitória. Fará o mesmo hoje. Peregrinação do republicano está acontecendo a todo o vapor.

Prefeito de volta nesta semana

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço (PP), precisou se afastar por algumas semanas de suas atividades, para realização de um procedimento ocular e exames complementares no joelho.

A expectativa da administração é de que Ferraço volte ao gabinete ainda nesta semana. Durante este período, o município foi comandado pelo vice-prefeito, Júnior Corrêa (Novo).

Galeria

Representa o elo

Secretária de Estado de Governo, Emanuela Pedroso (PSB) esteve no 26º Café Empresarial, organizado pela Assevila. Prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), ressaltou que ela representa um elo entre governo do Estado e município. Cabe destacar que é candidata a deputada federal pelo PSB.

Acompanhou de perto

Deputado Alexandre Xambinho (Pode), presidente da Comissão de Infraestrutura da Ales, foi o único deputado estadual a acompanhar o leilão da nova concessão da BR-101, realizado na B3, em São Paulo. Ao lado do governador Renato Casagrande (PSB), Xambinho reforçou o compromisso de fiscalizar o contrato e garantir que os compromissos saiam do papel.

Câmara do turismo

Foi formada em Guarapari a 1ª Câmara Municipal de Turismo do Brasil. Instituição será liderada por Gustavo Guimarães e João Marcelo Lourenço – o Marcelão, na vice-presidência.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: