Espada medieval é encontrada acidentalmente em pedaço de argila extraído de rio na Europa
Escute essa reportagem
Uma espada da Idade Média foi doada para ser exposta em um museu na Holanda após ser encontrada acidentalmente em um rio do país.
O item foi encontrado em março de 2024, quando uma escavadeira extraiu um pedaço de argila do rio Korte Linschoten, cerca de 25 quilômetros a oeste de Utrecht. O pedaço de ferro se projetava da massa de argila.
Em comunicado, o museu Rijksmuseum van Oudheden (Museu Nacional de Antiguidades) afirma que a espada medieval tem um metro de comprimento, uma guarda-mão ampla e um punho em formato de castanha-do-pará. As características indicam que a arma foi forjada aproximadamente entre os anos de 1050 e 1150, provavelmente na mesma região em que foi descoberta.
A lâmina de dois gumes é incrustada em ambos os lados com tiras de cobre, que formam círculos com uma cruz e um "nó infinito".
"Espadas medievais são bens muito pessoais: eram enterradas com o dono ou (alternativamente) 'sacrificadas' na água", diz o museu, que ainda afirma que "é uma oportunidade de ouro quando uma delas reaparece séculos depois".
A espada foi doada ao Rijksmuseum van Oudheden em maio deste ano pelo município de Montfoort e pela propriedade Linschoten. A peça poderá ser vista na vitrine de aquisições no saguão de entrada de livre acesso do museu, onde estará em exibição até o final de agosto de 2025.
Comentários