Mais uma montadora vai importar carros pelo Espírito Santo
Farizon iniciará em agosto a importação de veículos elétricos via Porto de Vitória, e as vendas começam no Brasil em setembro
Escute essa reportagem

A marca chinesa Farizon, da Geely Holding Group, vai começar a importar, em agosto, dois modelos de carros comerciais elétricos a partir do Porto de Vitória. Foi o que anunciou o Grupo Timber, importadora dos automóveis no Brasil.
Serão, inicialmente, 200 unidades trazidas ao porto administrado pela VPorts, com previsão de chegar a 500 até o final do ano.
Os veículos ficarão armazenados em um parceiro logístico também no Espírito Santo, afirmou Rafael Ávila, especialista de Produtos da Timber.
“Hoje estamos com uma série de incentivos no Espírito Santo no setor de importação. Isso acaba fazendo com que seja mais rentável e menos custoso fazer a operação pelo Estado”, diz.
Até o momento, foram anunciados dois veículos: o Farizon V6E, com autonomia de 280 quilômetros e modo de regeneração em três níveis; e o Farizon SV (Super Van), com autonomia de 398 quilômetros, sensor de fadiga, câmera 360 e carga rápida — de 20% a 80% em apenas 30 minutos.
As informações foram reveladas durante a Eletrocar Show, evento paralelo lançado na edição deste ano da Eletrolar Show. A reportagem do jornal A Tribuna foi convidada pela organização para cobrir as feiras de negócios.
A marca chinesa quer atingir, principalmente, as empresas preocupadas com a sustentabilidade ambiental, inclusive as que têm no radar o mercado de carbono.
“São veículos comerciais para empresas de transporte de cargas, frotistas, locadoras e-commerce que buscam alternativas renováveis, sustentáveis e redução de custo com veículo elétrico”, reforça Ávila.
As vendas dos modelos começam em setembro, a partir de representantes da marca em todo o País. O preço dos veículos, no entanto, ainda será anunciado.
Caminhão elétrico
A marca ainda anunciou, durante o evento, a importação de um caminhão elétrico. O modelo, chamado de H9E, promete ser equipado com sistema anti-furto, câmera 360 e baterias que permitem carga rápida.
O volume de carga do veículo, segundo especificações da empresa, é de 21/31 metros cúbicos.
Os números
200 vans
Importadas via Estado em agosto
500 veículos
É a meta até o final deste ano
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários