Voltado para jovens de 7 a 14 anos, conheça os "Bombeiros Mirins"
O projeto “Geração Bombeiros do Futuro” é 100% gratuito e, em 2025, conta com 47 alunos matriculados
Escute essa reportagem

Com foco na formação cidadã e na disciplina, o projeto “Geração Bombeiros do Futuro” tem transformado a rotina de crianças e adolescentes em Guarapari. Idealizado pelo tenente Gleidson Chiqueto, que atua há 28 anos no Corpo de Bombeiros, o curso oferece noções básicas de primeiros socorros, salvamento aquático, civismo, entre outros temas.
Voltado para jovens de 7 a 14 anos, o projeto é 100% gratuito e, em 2025, conta com 47 alunos matriculados. As aulas acontecem duas vezes por semana, às quartas e aos sábados, em um espaço cedido por uma igreja, no bairro Ipiranga, e dura nove meses.
A ideia, segundo o tenente, surgiu para contribuir com o desenvolvimento das novas gerações. “Hoje está difícil criar os filhos por causa do celular e jogos. Aqui, durante as aulas, eles não usam celular nem relógio. Isso ajuda bastante no desenvolvimento, na atenção e no diálogo. Criança é como um HD vazio: se você colocar coisa boa, ela vai aprender”, afirma.
Além dos conteúdos práticos, o curso transmite valores. São 13 módulos que incluem temas como cidadania, higiene e combate a incêndio. “Não estamos formando militares, mas preparando crianças para agir em uma emergência e até ajudar a salvar uma vida, mesmo que seja chamando um adulto”.
O impacto do projeto vai além da sala de aula. Maria Eduarda, 13, participou da turma de 2024 e, segundo a mãe, Beatriz Vicente, mudou bastante em casa. “Passou a ser mais pontual e disciplinada, até mesmo na escola. Hoje, acorda sozinha e organiza suas tarefas. Antes, eu precisava pedir. Agora, ela mesma faz”, conta Beatriz, que hoje atua como voluntária.
O exemplo e a convivência com os bombeiros têm despertado vocações. “É uma profissão honrada. Se eu estiver servindo de inspiração para essas crianças, quem sabe amanhã algumas não estarão vestindo essa farda?”, disse o tenente.
Saiba mais
Iniciado em 2024, o projeto atende crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, oferecendo aulas gratuitas.
As aulas ocorrem duas vezes por semana, às quartas e aos sábados.
Em 2025, 47 alunos participam da formação; em 2024, 22 concluíram.
Cinco ex-alunos da turma anterior retornaram como estagiários para atuar como monitores.
O curso inclui 13 módulos com noções de primeiros socorros, salvamento aquático, civismo, cidadania, higiene e saúde.
O Objetivo do projeto é desenvolver atenção, diálogo, respeito e comportamento positivo.
O projeto é mantido por doações, com apoio de empresários, voluntários e da igreja.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários