X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Brasil brilha contra República Checa e larga com vitória na Liga das Nações Feminina de Vôlei


Ouvir

Escute essa reportagem

Começou da melhor maneira possível o novo ciclo da seleção brasileira feminina de vôlei. Nesta quarta-feira, em um Maracanãzinho festivo, a renovada equipe de José Roberto Guimarães deu largada na Liga das Nações com brilho e triunfo soberano diante da República Checa, por 3 sets a 0, parciais de 25/21, 25/20 e 25/17.

Sem muitas das jogadoras que estiveram em quadra na busca do bronze nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, coube à talentosa atacante Ana Cristina, de somente 20 anos, comandar o triunfo. A ponteira foi a líder da seleção na partida, com 16 pontos, seguida por Tainara, com 13, e Júlia Bergmann, com outros 10, todas caras novas para o novo ciclo.

O técnico Zé Roberto iniciou o novo ciclo da seleção brasileira, mirando o Mundial de agosto, com a levantadora e capitã Macris, as ponteiras Júlia Bergmann e Ana Cristina, Tainara de oposta, Júlia Kudiess e Diana Duarte como centrais e a líbero Laís como titulares - uma reveza justamente para a entrada da líbero.

Buscando uma renovação da equipe, o treinador não contou com a capitão Gabi - se apresenta na segunda fase da competição, entre 18 e 22 de junho -, além das experientes Carol, Natinha e Nyeme, todas fora da lista de 30 convocadas, e Rosamaria (cortada do jogo por opção do treinador). Thaísa anunciou a aposentadoria da seleção após o bronze olímpico em Paris-2024.

Com uma equipe modificada, o Brasil iniciou o jogo no Maracanãzinho atrás das checas, que abriram logo 5 a 3 e depois 10 a 7. Após o susto e com dois bons ataque e um bloqueio de Kudiess, veio o 10 a 10, para delírio da torcida, que cantava alto empurrando a seleção à virada.

Macris se destacava na distribuição de bolas e no saque enquanto a jovem Ana Cristina, de 20 anos, não decepcionava nos ataques. Com seu 5º ponto no set, fez 14 a 12 para a seleção verde e amarela. Um ace da levantadora obrigou o técnico sérvio a parar o jogo atrás em 18 a 15.

De nada adiantou. As brasileiras jamais perderam a concentração na parcial, com Ana Cristina virando tudo (fez sete pontos em ataques), e fecharam por 25 a 21 em bola no chão de Júlia Bergmann, outra revelação da seleção, apesar dos 24 anos.

Diferentemente do primeiro set, as checas voltaram apáticas e confusas para o segundo set e se perderam após ace de Ana Cristina que colocou 6 a 5 no placar. O Brasil mostrava precisão em todos os fundamentos e logo teve 14 a 6 de frente. O saque brasileiro fazia estrago nas europeias.

Em reação de quatro pontos seguidos, a República Checa encostou, com 16 a 14. Mas Ana Cristina, e as xarás Júlia Bergmann e Kudiess estavam afinadas e logo recolocaram boa vantagem de 20 a 16. Coube à principal pontuadora do Brasil fechar a parcial em 25 a 20 com dois ataques consecutivos.

As europeias tentaram dificultar as ações no começo do terceiro set e até conseguiram caminhar lado a lado com as brasileiras nos primeiros pontos. Mas o time de Zé Roberto estava “com fome” em quadra e jamais deixou o controle escapar. E, mostrando todo seu repertório, a seleção logo abriu 12 a 8. A vantagem de quatro pontos jamais foi buscava, com Lorena vindo do banco para brilhar no meio de rede. No fim, Bergmann bateu cruzado para linda festa com 25 a 17.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: