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Economia

Deputado e procurador cobram melhorias nas rodovias federais no ES

Presidente de comissão da Assembleia disse que avalia convocar superintendente do Dnit para esclarecer, por exemplo, sobre a 262


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Imagem ilustrativa da imagem Deputado e procurador cobram melhorias nas rodovias federais no ES
Leone Iglesias — 15/12/2024 Ultrapassagem em local proibido e com pista simples na BR-262: dúvidas sobre obras, concessão à iniciativa e cobrança ou não de pedágio na rodovia |  Foto: Leone Iglesias/AT

Em audiência pública na Assembleia Legislativa, deputados e o procurador da República Carlos Vinícius Soares Cabeleira cobraram maior atuação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) nas rodovias federais que cortam o Espírito Santo.

A cobrança foi feita durante debate promovido pelas comissões de Infraestrutura e de Finanças da Assembleia Legistativa nesta semana, que reuniu deputados, prefeitos, vereadores e representantes de órgãos públicos.

O foco principal foi a situação da BR-101, mas outras vias federais, como a BR-262, também foram citadas.

“Infelizmente, o Dnit passa por cortes sucessivos de recursos, tanto para rodovias quanto para ferrovias. Precisamos de uma união da força política do Espírito Santo para garantir que o Dnit execute suas tarefas”, afirmou o procurador da República.

Presidente da Comissão de Finanças, deputado Mazinho dos Anjos, disse que os parlamentares vem recebendo muitas reclamações dos capixabas, principalmente pela falta de duplicação e sinalização e ao alto risco de acidentes.

Mazinho dos Anjos contou que o superintendente regional do Dnit no Estado, Romeu Scheibe Neto, foi convidado para participar da audiência pública desta semana, mas não compareceu.

“Reforçamos o convite ao Dnit para reunião no próximo dia 9. Caso ele (Romeu) não responda ou fale que não vai vir, nós vamos fazer uma convocação. A sociedade capixaba precisa de respostas, precisa saber como será o traçado, por exemplo. A princípio, não teria pedágio porque vai ser uma obra do governo federal, não vai ser uma concessão. É isso mesmo?”, questionou Mazinho dos Anjos.

Ele disse que o intuito é fortalecer as cobranças junto ao governo federal e ao Congresso Nacional.

Na tarde de ontem, a reportagem de A Tribuna buscou respostas, junto ao Dnit, sobre a situação da BR-262, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno.

SAIBA MAIS

Dinheiro de tragédia na duplicação

Valor da duplicação

O custo total para contemplar toda a extensão da BR-262 capixaba é estimada em R$ 8 bilhões.

As intervenções abrangem um trecho de 180 quilômetros, desde o entroncamento com a BR-101, em Viana, até a divisa com Minas Gerais.

Acordo

Um investimento de R$ 2,3 bilhões para essa finalidade está previsto no Acordo Judicial de Reparação Integral e Definitiva referente ao rompimento da Barragem de Mariana, já que a BR 262 atravessa municípios impactados pelo desastre ambiental ocorrido em 2015.

A Secretaria de Estado de Recuperação do Rio Doce (Serd) acompanha esse projeto. A expectativa é de que o edital de contratação das obras para a BR 262 seja lançado em novembro deste ano, com ordem de serviço prevista para abril de em 2026.

Trechos

Os três primeiros trechos a serem licitados na primeira etapa somam R$ 5,5 bilhões. A execução do projeto é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Estado.

O superintendente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado (Transcares), Mario Natali, disse que a duplicação é fundamental para a logística, traz segurança e deixa o Estado mais competitivo.

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