Metrô do Recife será privatizado; governadora aprova decisão e fala em sucateamento
Autorização do Governo Federal foi publicada no Diário Oficial da União. O Sindmetro-PE dará coletiva neste sábado (24)
Escute essa reportagem

Depois de 40 anos de funcionamento, o Metrô do Recife vai ser concedido à iniciativa privada. Quem garante é o Governo Federal, que autorizou a medida em publicação no Diário Oficial da União, na última quinta-feira (22).
Atualmente, o metrô é gerido pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), empresa pública vinculada ao Ministério das Cidades.
Mas essa concessão não vai acontecer da noite para o dia. Antes de tudo, os bens imóveis e ativos da União que são necessários para o funcionamento do transporte serão transferidos para o Governo de Pernambuco.
A governadora Raquel Lyra vê com bons olhos essa concessão à iniciativa privada. Segundo ela, o equipamento não tem mais condições de continuar nas mãos do poder público. “O metrô do Recife está sucateado. Ele anda a 17 km/h, coloca em risco a população”, justificou.
Raquel garantiu que ainda não há um prazo para que o Governo do Estado receba a transferência da titularidade.
Enquanto isso, mediante procedimento licitatório único, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estará à frente de todo o processo de concessão.
Vale a pena lembrar que o Metrô do Recife vem sendo alvo de muitas críticas por parte da população por causa dos constantes problemas apresentados pelas linhas.
O mais recente caso aconteceu na última segunda-feira (19), com a interdição da Linha Sul. O problema foi solucionado apenas no dia seguinte.
RESPOSTA DO SINDICATO NESTE SÁBADO (24)
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) resolveu convocar uma coletiva de imprensa, neste sábado (24), com o presidente Luiz Soares, para tratar da decisão do Governo Federal de conceder o Metrô do Recife à iniciativa privada. O encontro vai acontecer na Estação Central do Recife, das 7h às 8h.
Comentários