X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Detran e CBTU fazem campanha para tentar reduzir colisões entre trens e carros

Este ano já foram registrados cinco acidentes que geralmente acontecem em cruzamentos de linha férrea com vias locais


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Detran e CBTU fazem campanha para tentar reduzir colisões entre trens e carros
Turma do Fom-Fom levou informação sobre o tema à população |  Foto: Divulgação/Detran-PE

Com informações da repórter Rafaela Pimentel, da TV Tribuna

Em 2024, foram registrados oito acidentes envolvendo carros e trens na Região Metropolitana do Recife (RMR). Somente no primeiro semestre deste ano, já ocorreram cinco colisões em cruzamentos ferroviários, um número preocupante em comparação com o ano anterior e que trouxe prejuízo de R$ 75 mil a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), além do risco de vida para as pessoas.

Boa parte desses acidentes aconteceram em vias abertas pela população para cruzar a linha férrea. Essas passagens não-oficiais não contam com sinalização gráfica, luminosa e sonora, o que aumenta potencialmente o risco de acidentes

Para prevenir esse tipo de ocorrência, o Detran - PE fiscaliza regularmente os trechos de passagem urbana onde há cruzamento de vias locais com a linha férrea (utilizada pelo metrô, trem interurbano e VLT - Veículo Leve Sobre Trilhos).

INFRAÇÃO GRAVÍSSIMA

A principal recomendação é que os motoristas respeitem a sinalização, parem o veículo que conduzem e observem se não há sinal de aproximação de algum trem, antes de cruzar a linha férrea.   O agente de trânsito do Detran-PE, Eduardo Alves, em entrevista à repórter Rafaela Pimentel, da TV Tribuna, explicou que cruzar a linha férrea sem observar as regras de segurança é considerada infração gravíssima, que implica em multa de R$ 293,47 além de 7 pontos na carteira de habilitação.

Como forma de promover a conscientização, a CBTU firmou parceria com o Detran-PE e realizou uma ação educativa na Estação de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes nesta quinta-feira (22). A atividade contou com a participação da Turma do Fom-Fom, que de maneira lúdica e interativa transmitiu orientações importantes aos pedestres e usuários da linha ferroviária do Recife, além de alertar condutores que trafegam de forma irregular sobre os trilhos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: