Detran e CBTU fazem campanha para tentar reduzir colisões entre trens e carros
Este ano já foram registrados cinco acidentes que geralmente acontecem em cruzamentos de linha férrea com vias locais
Siga o Tribuna Online no Google
Com informações da repórter Rafaela Pimentel, da TV Tribuna
Em 2024, foram registrados oito acidentes envolvendo carros e trens na Região Metropolitana do Recife (RMR). Somente no primeiro semestre deste ano, já ocorreram cinco colisões em cruzamentos ferroviários, um número preocupante em comparação com o ano anterior e que trouxe prejuízo de R$ 75 mil a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), além do risco de vida para as pessoas.
Boa parte desses acidentes aconteceram em vias abertas pela população para cruzar a linha férrea. Essas passagens não-oficiais não contam com sinalização gráfica, luminosa e sonora, o que aumenta potencialmente o risco de acidentes
Para prevenir esse tipo de ocorrência, o Detran - PE fiscaliza regularmente os trechos de passagem urbana onde há cruzamento de vias locais com a linha férrea (utilizada pelo metrô, trem interurbano e VLT - Veículo Leve Sobre Trilhos).
INFRAÇÃO GRAVÍSSIMA
A principal recomendação é que os motoristas respeitem a sinalização, parem o veículo que conduzem e observem se não há sinal de aproximação de algum trem, antes de cruzar a linha férrea. O agente de trânsito do Detran-PE, Eduardo Alves, em entrevista à repórter Rafaela Pimentel, da TV Tribuna, explicou que cruzar a linha férrea sem observar as regras de segurança é considerada infração gravíssima, que implica em multa de R$ 293,47 além de 7 pontos na carteira de habilitação.
Como forma de promover a conscientização, a CBTU firmou parceria com o Detran-PE e realizou uma ação educativa na Estação de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes nesta quinta-feira (22). A atividade contou com a participação da Turma do Fom-Fom, que de maneira lúdica e interativa transmitiu orientações importantes aos pedestres e usuários da linha ferroviária do Recife, além de alertar condutores que trafegam de forma irregular sobre os trilhos.
Comentários