Transparência e ética ajudam as empresas a crescerem no ES
Reflexão a respeito dos temas e sua relevância estão entre os destaques do evento hoje no Shopping Praia da Costa, em Vila Velha
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A 25ª edição do Café Empresarial da Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila), que será realizada hoje no Shopping Praia da Costa, no município canela-verde, traz uma reflexão necessária para o ambiente corporativo contemporâneo.
Com o tema “Integridade e Inovação – Fundamentos de uma Gestão Responsável”, o encontro destaca como a transparência e a ética ajudam empresas a crescerem, como ressalta o presidente da Assevila, Thomaz Tommasi.
O debate, que será mediado pelo apresentador George Bitti, da TV Tribuna/Band, abre espaço para que empresários e profissionais de diversos setores produtivos possam trocar experiências e debater práticas relacionadas à gestão, transparência e compliance.
“No mundo contemporâneo, marcado por constantes transformações, é fundamental compreender que a transparência contribui significativamente para o crescimento dos negócios. A forma como as empresas atuam, interagem com seus clientes e se relacionam com seus colaboradores é essencial para fortalecer a confiança dos stakeholders (partes interessadas ou pessoas com interesse em algo, como um negócio, projeto ou organização)”, destaca Tommasi.
Ele também pontua que, ao tornar seus processos claros, as empresas não apenas conquistam a confiança do mercado, mas também aumentam sua eficiência operacional.
“A transparência é uma exigência do mercado atual. O consumidor está atento ao comportamento das empresas. Além disso, percebo ganhos em eficiência e engajamento dos colaboradores, que se sentem parte da construção dos negócios”, complementa Thomaz Tommasi.
Na mesma linha, Éder Lemke, diretor executivo do Sicoob Coopermais e diretor financeiro da Assevila, reforça a importância do tema.
“Discutir integridade e inovação é essencial porque são dois pilares que garantem o sucesso sustentável de qualquer organização. A integridade assegura decisões éticas, gera transparência e constrói confiança — base de uma cultura sólida e respeitada”.
Já a inovação, de acordo com Éder Lemke, impulsiona a adaptação, o crescimento e a criação de soluções relevantes em um mercado em constante mudança.
Segundo ele, juntas, integridade e inovação formam a base de uma gestão responsável, que não busca apenas resultados, mas também valoriza pessoas, princípios e o impacto positivo no futuro.
Opinião Econômica
Integridade é investimento
Se no que é conhecido como a Primeira Revolução Industrial, que ocorreu entre a segunda metade do século 18 e a primeira do 19, a grande preocupação da cadeia produtiva era em modelar negócios que passavam a produzir em grande escala, sem pensar nos impactos sociais e humanos deste processo, a “revolução” que vivemos nos dias de hoje dialoga com outro olhar.
Por mais que as empresas, sejam elas pequenas ou grandes, queiram sempre buscar o lucro, sobretudo por ser este o principal objetivo delas, a forma como chegam a este resultado positivo no âmbito econômico não pode ser mais a todo custo.
A humanidade contemporânea exige, sem sombra de dúvidas, que a prosperidade e o crescimento sejam alcançados por meio de um comportamento digno e coletivo.

Independente da etapa na linha do tempo, a Revolução Industrial transformou profundamente a relação entre as pessoas e o trabalho, substituindo modos artesanais por produção em massa e introduzindo jornadas longas, repetitivas e frequentemente desumanas nas fábricas. As cidades cresceram rapidamente, mas sem estrutura, gerando desigualdade, exploração e condições precárias de vida e trabalho. Foi um marco de progresso técnico, mas também de ruptura social e desgaste humano.
Com o tempo, o setor privado e o setor público perceberam que corrigir os excessos da Revolução Industrial não era apenas uma necessidade social, mas uma oportunidade estratégica.
Investir em melhores condições de trabalho, respeitar direitos e adotar práticas sustentáveis passaram a ser vistos como diferenciais competitivos.
A valorização do capital humano, a inovação responsável e o compromisso com o bem-estar coletivo trouxeram ganhos de produtividade, reputação e fidelização de clientes. Ao responder às demandas sociais e ambientais, muitas empresas transformaram desafios históricos em vantagens de mercado.
Para além de um mero proveito empresarial, negócios sustentáveis, transparentes e íntegros passaram a ser uma exigência de mercado.
Com isso, o consumidor quer produtos e serviços excelentes, mas que sejam produzidos com responsabilidade, impacto ambiental nulo e respeitando todas as partes interessadas.
Portanto, integridade não é gasto, muito menos desperdício. Este é um investimento, ouso dizer que basilar nas relações corporativas e comerciais, com impacto direto no resultado operacional das corporações.
Depoimentos
Credibilidade

“A transparência acelera o crescimento da empresa ao gerar confiança, engajar a equipe, atrair clientes e investidores, facilitar decisões assertivas e fortalecer a reputação. Ela cria um ambiente de responsabilidade e credibilidade que sustenta o sucesso no longo prazo”. - Éder Lemke, diretor executivo do Sicoob Coopermais e diretor financeiro da Assevila

Resultados
“Integridade e inovação não são apenas palavras da moda — são os verdadeiros pilares de uma gestão responsável. Inovar sem ética é correr atrás de resultados vazios. Da mesma forma, ter integridade sem buscar inovação é permanecer estagnado, refém do passado” - George Bitti, apresentador da TV Tribuna/Band e mediador do evento
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