Seis rios entram em alerta e dois transbordam em Pernambuco; Capibaribe preocupa
Maior rio do Estado, o Capibaribe entrou em alerta. Ipojuca e Capibaribe Mirim já transbordaram em alguns pontos
Escute essa reportagem

Pernambuco tem, neste momento, seis rios em cota de alerta, e dois deles já ultrapassaram a cota de inundação, provocando transbordamentos.
Os dados são da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que emitiu alertas hidrológicos nesta quarta-feira (21), após as fortes chuvas que caem no Estado desde a semana passada.
O maior deles, o Rio Capibaribe, que corta parte da Região Metropolitana do Recife, atingiu a cota de alerta em São Lourenço da Mata.
Isso também acende o sinal de risco para os municípios de Camaragibe e Recife, que fazem parte da mesma bacia.
A situação mais crítica, contudo, é registrada no Rio Ipojuca e no Rio Capibaribe Mirim, que ultrapassaram a cota de inundação e transbordaram em alguns trechos.
No caso do Ipojuca, o transbordamento acontece na região do Engenho Maranhão. Já o Capibaribe Mirim está extravasando no ponto de monitoramento de Carice, em Itambé.

🔸 O QUE SIGNIFICA ATINGIR COTA DE ALERTA E COTA DE INUNDAÇÃO?
De acordo com a Apac, quando um rio atinge a cota de alerta, o volume de água está próximo de sair da calha, exigindo monitoramento constante, ativação de planos de contingência e possibilidade de evacuação preventiva de áreas ribeirinhas.
Já a cota de inundação representa o ponto em que o rio ultrapassa a capacidade da calha e começa a transbordar, inundando as margens, bairros, estradas e áreas urbanas ou rurais próximas, com risco efetivo de danos materiais e, em casos extremos, risco à vida.
📍 RIOS EM COTA DE ALERTA EM PERNAMBUCO:
Além do Capibaribe, outros quatro rios estão em cota de alerta:
O Rio Ipojuca, na cidade de Primavera, com reflexos também para Escada.
O Rio Tapacurá, em Vitória de Santo Antão.
O Rio Jacuípe, em Jacuípe, impactando também o distrito de Santa Terezinha, em Água Preta.
E o Rio Amaraji, que está em alerta tanto no município de Amaraji quanto no ponto de monitoramento de Ribeirão (José Mariano), afetando ainda Gameleira.
🚨RIOS QUE JÁ TRANSBORDARAM (COTA DE INUNDAÇÃO):
Rio Ipojuca, no ponto de monitoramento do Engenho Maranhão, em Ipojuca.
Rio Capibaribe Mirim, em Carice, no município de Itambé.
A situação mais sensível continua sendo nas regiões que concentram os pontos de transbordamento e nas margens do Rio Capibaribe, que, embora ainda não tenha extravasado, está em estado de alerta máximo, considerando sua extensão e impacto direto em áreas densamente povoadas da Região Metropolitana do Recife.
As Defesas Civis dos municípios afetados estão monitorando o nível dos rios e orientando moradores de áreas ribeirinhas.
Veja também: Em nível máximo de alerta, RMR e Zona da Mata voltam a ser castigadas pelas chuvas
Veja mais em: Defesa Civil de PE simula salvamento em deslizamento de terra; COM VÍDEOS
A Apac reforça que, com o solo já bastante encharcado, qualquer novo volume de chuva pode agravar rapidamente o cenário, especialmente nas regiões da Zona da Mata, Agreste e Região Metropolitana.
A recomendação é que a população acompanhe os alertas atualizados pelos canais oficiais da Apac e da Defesa Civil e evite áreas de risco.
Imagem do Rio Capibaribe feita perto do Campo de Muribara, em São Lourenço da Mata
Rio Capibaribe, Ponte de Tiúma em São Lourenço da Mata
Comentários