X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

'Ser superior'; Lula discursa em velório de ex-presidente Mujica


Ouvir

Escute essa reportagem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou nesta quinta-feira, 15, no velório do ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica em Montevidéu. Segundo Lula, que era próximo do líder uruguaio, Mujica não era respeitado apenas por ser um "político". "Pepe é mais do que isso. Pepe Mujica é um ser humano muito especial para quem pensa no passado, quem pensa no presente e quem pensa no futuro", afirmou Lula.

O ex-chefe de Estado, uma das maiores figuras políticas da história recente da América Latina, que liderou o Uruguai de 2010 a 2015, morreu na terça-feira, aos 89 anos, em sua chácara em Rincón del Cerro, nos arredores da capital uruguaia, em decorrência de um câncer diagnosticado há um ano. Ele estava acompanhado da mulher, a ex-vice-presidente Lucía Topolansky.

Mujica foi velado no imponente Salão dos Passos Perdidos, do Palácio Legislativo. Lula chegou a Montevidéu acompanhado da primeira-dama, Janja, e foi recebido pelo atual presidente uruguaio, Yamandú Orsi, herdeiro político de Mujica.

O presidente do Chile, Gabriel Boric, foi o primeiro a chegar e velou em silêncio. Lula chegou logo em seguida. Os dois presidentes abraçaram Orsi e Topolansky antes de se aproximarem em silêncio do caixão. Em seguida, sentaram-se em um espaço reservado a personalidades políticas e parentes de Mujica.

"Pepe Mujica é um ser humano superior. Uma pessoa que poucas no mundo têm a similaridade, competência política, a capacidade de falar, sobretudo, com a juventude", declarou Lula. Além de suas convergências políticas, Lula e Mujica desenvolveram uma próxima amizade ao longo dos anos.

Na tribuna improvisada, o presidente brasileiro disse que as ideias do ex-presidente ficam, enquanto o "corpo se vai". Lula também lamentou as "duas perdas nos últimos 15 dias", referindo-se à morte do papa Francisco. "Espero que os dois juntos continuem brilhando para que a humanidade se torne melhor e mais fraterna."

Lula e Boric, aliados da esquerda latino-americana, estavam em Pequim participando do Fórum Ministerial China-Celac, quando receberam a notícia da morte de Mujica. O velório foi prorrogado para que eles pudessem participar.

Despedida

Desde que Orsi anunciou a morte do ex-presidente, o país iniciou o que era uma despedida anunciada. O ex-presidente anunciou em janeiro que seu câncer havia se espalhado e ele não faria mais tratamento. A esperança de Pepe e de seu entorno era que ele conseguisse chegar aos 90 anos, no dia 20.

Após as últimas cerimônias de despedida, o corpo do ex-presidente será cremado hoje. Suas cinzas serão depositadas na chácara onde ele passou grande parte de sua vida, um lugar onde seu estilo austero de viver e governar foi moldado, ao lado de sua cadela Manuela, conforme o ex-presidente pediu. A cerimônia de cremação será fechada. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: