Bancada do RJ pressiona por obras simultâneas da EF-118 com o Espírito Santo
Deputados federais fluminenses querem que obras comecem em ambos os estados. Leilão da via ocorrerá até o fim do ano
Escute essa reportagem

Com leilão previsto para ser realizado até o fim deste ano, os investimentos na Estrada de Ferro Vitória-Rio (EF-118) têm sido alvo de pressão de deputados federais da bancada do Rio de Janeiro.
Eles pedem que as obras – previstas para serem iniciadas pelo trecho do Espírito Santo – sejam realizadas simultaneamente no trecho do estado fluminense.
A cobrança dos parlamentares foi feita durante audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara, proposta pelo deputado Bebeto.
O secretário nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes, Leonardo Ribeiro, participou da audiência e assegurou realização das obras no trecho fluminense da EF-118.
Pelo projeto em análise, a ferrovia terá 575 km. Desse total, cerca de 80 km deverão ser incorporados à Estrada de Ferro Vitória-Minas, em contrapartida à renovação antecipada da concessão administrada pela mineradora Vale.
O leilão para concessão do trecho restante está previsto para o final deste ano e deverá prever a construção de 170 km de Anchieta ao porto do Açu, no Norte do Rio, e a requalificação de 325 km do porto até Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
Com relação ao pedido de parlamentares cariocas para que as obras da EF-118 sejam realizadas de forma simultânea no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, o deputado federal capixaba Gilson Daniel ressaltou que não influencia na execução das obras no Estado.
Ele destacou que a parte da ferrovia – de Cariacica a Anchieta – será executada pela Vale. Já de Anchieta até o Porto do Açu será executado dentro da concessão da EF-118. “De qualquer forma, a bancada capixaba também está atenta e acompanhando com expectativa a escolha da concessionária e o início das obras, que deve ser iniciado no Espírito Santo mesmo”.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Sérgio Vidigal ressaltou que a audiência pública realizada com a bancada do Rio de Janeiro reforça a relevância estratégica da EF-118 para o Sudeste. E destacou ainda, que o governo do Estado está atento ao cenário.
“Trabalhamos com a convicção de que prevalecerá o entendimento técnico e responsável, capaz de gerar benefícios reais tanto para o Espírito Santo quanto para o Rio de Janeiro. O trecho capixaba da ferrovia, por sua vez, é mais curto, apresenta menor custo de implantação, viabiliza o início mais rápido das operações e impulsiona a atração de novos investimentos para o Sul do Espírito Santo”.
Além disso, afirmou que permite que o empreendedor da concessão ganhe robustez para seguir com as demais fases do projeto.
SAIBA MAIS
EF-118
O projeto da Estrada de Ferro Vitória-Rio (EF-118) tem 575 km. Cerca de 80 km deverão ser incorporados à Estrada de Ferro Vitória-Minas, em contrapartida à renovação antecipada da concessão administrada pela Vale.
O leilão para concessão do trecho restante está previsto para o final do ano, segundo o Ministério dos Transportes, e deverá prever a construção de 170 km de Anchieta (ES) ao porto do Açu (RJ) e a requalificação de 325 km do porto até Nova Iguaçu (RJ).
O trecho entre Cariacica e Anchieta é previsto para ser realizado pela Vale.
Pressão fluminense
Em audiência Pública em Brasília essa semana, deputados federais fluminenses fizeram pressão para que as obras da EF-118 no Rio de Janeiro sejam realizadas concomitantemente ao trecho do Espírito Santo. As obras realizadas dentro da concessão da ferrovia estão previstas para serem iniciadas pelo trecho capixaba.
O que diz o Estado
O secretário de Estado de Desenvolvimento, Sérgio Vidigal, afirmou que trecho capixaba é mais curto, com menor custo, viabiliza início mais rápido e impulsiona a atração de novos investimentos para o Sul do Estado. E permite que o empreendedor da concessão ganhe robustez para seguir com as demais fases. Disse, ainda, que buscam que a melhor solução seja adotada.
Vale
Vale informou que doou em julho passado o projeto básico da EF-118 no trecho entre Anchieta e Pres. Kennedy ao governo do Estado e tem apoiado financeiramente estudos socioambientais.
Fonte: Portal Câmara Notícias, Agência Infra, Governo do Estado, Vale
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários