X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

Esportes

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

José Aldo perde no UFC 315, anuncia aposentadoria e desabafa: ‘Eu não quero mais’

foto autor
Estadão Conteúdo
11/05/2025 - 7:54 • Atualizada em 11/05/2025 às 8:07

Ouvir

Escute essa reportagem

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por UFC Brasil (@ufc_brasil)

José Aldo perdeu no UFC 315, disputado na madrugada deste domingo, 11, e confirmou sua aposentadoria no esporte. Depois de passar por dificuldades para bater o peso para o duelo com o canadense Aiemann Zahabi, o atleta revelou que já vinha “brigando com sua mente” e que já não fazia mais tanta questão da luta.

Mesmo com todos os problemas, o brasileiro entregou um bom desempenho contra um dos mais bem ranqueados em sua divisão. No terceiro round, encaixou um knockdown e uma sequência de golpes dignos de seu auge, mas, no fim, perdeu na decisão unânime dos juízes por 29-28, ganhando um assalto e sendo batido em dois.

Originalmente marcada para o peso-galo, a luta entre Aldo e Zahabi foi realocada para o peso-pena alguns dias antes do UFC 315. Inicialmente um mistério, o motivo da mudança, revelado pelo jornalista Ariel Helwani, foi de que o brasileiro percebeu que não conseguiria bater o limite da divisão. E isso ficou visível na pesagem, em que ele já estava bem desgastado.

Ao final da luta, ainda no octógono, ele confirmou que estava tendo dificuldades, mas disse que o maior problema era psicológico. “Para mim, a semana foi muito difícil. Não com negócio de peso, mas eu estava brigando com a minha mente para tentar ser campeão novamente”, disse o ex-detentor do cinturão dos penas do Ultimate.

VINTAGE JOSE ALDO IN THE THIRD ??

[ #UFC315 | @JoseAldoJunior ] pic.twitter.com/9agxKYDPvn

— UFC (@ufc) May 11, 2025

“É hora de parar, eu acho que eu tenho que aproveitar minha família, meus filhos. Eu não quero mais”, continuou Aldo, confirmando a aposentadoria. “Alguma coisa no meu coração me falou que eu não precisava mais bater o peso na hora e eu larguei. Se tivesse luta, ia ter, se não eu não queria lutar mais”.

“Acho que é a última vez que vocês vão me ver aqui dentro, isso aqui não faz mais parte da minha vida agora”, concluiu o brasileiro, que encerra a carreira com 32 vitórias e 10 derrotas em 42 lutas, sendo 23 delas no UFC, em que, até hoje, é o lutador com mais defesas de cinturão nos pesos-pena (7).

Relembre a vitoriosa carreira de José Aldo no MMA e UFC

José Aldo estreou no MMA profissional aos 18 anos, em 2004, vencendo Mario Bigola no Eco Fight Championship e logo engatou uma sequência de vitórias no primeiro round em eventos no Brasil e na Inglaterra. Teve o primeiro baque em 2005, ao perder para Luciano Azevedo, mas depois disso, tornou-se “imparável”.

O brasileiro, então, voltou a ganhar seguidamente e foi contratado pelo World Extreme Cagefighting (WEC), onde conquistou o cinturão dos penas e manteve-se invicto até a organização ser adquirida pela Zuffa, que controla o UFC, em 2006, e incorporado ao Ultimate em 2011. Por lá, derrotou nomes como Urijah Faber, Mike Brown, Cub Swanson e Manny Gamburyan.

A estreia no maior evento do mundo foi contra o canadense Mark Hominick no UFC 129, em que venceu sem dificuldades na decisão unânime. Com o cinturão da divisão em mãos, defendeu-o sete vezes e bateu vários adversários de peso, incluindo Chad Mendes, duas vezes, Frankie Edgar, Kenny Florian e Jung Chan-sung.

A segunda derrota em sua carreira, e primeira no UFC, viria a acontecer só no final de 2015, quando foi superado por Conor McGregor. O brasileiro recuperou o cinturão sete meses depois, novamente batendo Frankie Edgar, e perdeu para Max Holloway em 2017, na que foi sua última luta como detentor do título.

Desde então, ele nunca mais encaixou a mesma sequência de vitórias, mas seguiu entregando combates empolgantes e enfrentando os melhores da organização. Em 2019, estreou nos pesos-galo, categoria em que se manteve até sua aposentadoria.

O fim da carreira de Aldo já havia sido especulado após o revés para Merab Dvalishvili, em 2022, ano em que ele também teve seu primeiro filho, mas ele retornou em 2024 com uma vitória sobre Jonathan Martinez. Nas duas lutas seguintes, derrotas para Mario Bautista e a mais recente para Aiemann Zahabi, em que anunciou a retirada dos octógonos.

Jose Aldo has retired #UFC315 pic.twitter.com/Zzx0XVKofj

— Dovy (@DovySimuMMA) May 11, 2025

Resultados do UFC 315

Card principal

Jack Della Maddalena venceu Belal Muhammad por decisão unânime (48-47, 48-47 e 49-46) - peso meio-médio, disputa de cinturão.

Valentina Shevchenko venceu Manon Fiorot por decisão unânime (48-47, 48-47 e 48-47) - peso-mosca feminino, disputa de cinturão.

Aiemann Zahabi venceu José Aldo por decisão unânime (29-28, 29-28 e 29-8) - peso-galo.

Natália Silva venceu Alexa Grasso por decisão unânime (30-27, 30-27 e 30-27) - peso-mosca feminino.

Benoît Saint Denis venceu Kyle Prepolec por finalização - peso-leve.

Card preliminar

Mike Malott venceu Charles Radtke por nocaute - peso meio-médio.

Jasmine Jasudavicius venceu Jéssica Andrade por finalização - peso-mosca feminino.

Modestas Bukauskas venceu Ion Cutelaba por decisão dividida (27-30, 30-27 e 29-28) - peso meio-pesado.

Navajo Stirling venceu Ivan Erslan por decisão unânime (29-28, 29-28 e 29-27) - peso meio-pesado.

Marc-André Barriault venceu Bruno Silva por nocaute - peso combinado (84,8 kg).

Daniel Santos venceu Lee Jeong-yeong por decisão unânime (30-27, 30-27 e 30-27) - peso-pena

Bekzat Almakhan venceu Brad Katona por nocaute - peso-galo.

Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso