X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

‘Se assistiu ao filme Conclave sabe como se comportar’, disse irmão ao papa Leão XIV


Ouvir

Escute essa reportagem

Na tarde da última quinta-feira, 8, John Prevost acompanhou pela televisão o seu irmão, Robert Prevost, ser anunciado novo papa para uma multidão na Praça São Pedro. “É muito surreal. Ainda não tive tempo para processar porque, desde que foi anunciado, recebi e-mails, telefonemas, mensagens sem parar”, disse ele para a NBC Chicago. “Eu ainda não tive nem tempo de assimilar, mas é algo surreal para se ter orgulho.”

Imagem ilustrativa da imagem ‘Se assistiu ao filme Conclave sabe como se comportar’, disse irmão ao papa Leão XIV
Stanley Tucci em 'Conclave', de Edward Berger. Foto: Philippe Antonello/Diamond Films Brasil/Divulgação

Antes do início do conclave, na quarta-feira, 7, John conversou com o irmão pelo telefone. “Primeiro, jogamos Wordle, porque isso é algo regular. Depois, jogamos Words with Friends. É algo para distrair a mente dele da vida real”, afirmou. Em seguida, falaram sobre coisas banais do dia a dia e o que estava acontecendo na vida de Robert. “Então, eu falei: ‘Se você assistiu ao filme Conclave, então sabe como se comportar’. E ele tinha acabado de assistir. Então, ele sabia como se comportar”, brincou o irmão do novo papa.

John disse que a conversa toda foi para tirar a mente de Robert um pouco sobre o que estava acontecendo. “Rir de alguma coisa, porque isso agora é uma responsabilidade incrível.”

O filme Conclave, dirigido por Edward Berger, foi considerado uma das produções cinematográficas mais notáveis dos últimos anos. Baseado no best-seller de Robert Harris, o filme investiga o secreto processo de escolha de um novo papa, tema que sempre despertou curiosidade. A película venceu o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado no Oscar 2025.

A trama gira em torno do cardeal Lawrence, encarregado de conduzir o conclave após a morte inesperada do papa. Este evento é meticulosamente retratado, destacando as intrigas e segredos que permeiam os corredores do Vaticano.

O novo papa tem 69 anos e é o caçula de três irmãos. John, que é apenas um ano mais velho que ele, tinha uma sensação de que ele seria o novo papa, diferente de Robert. “Rob não acreditava — ou melhor, o papa Leão não acreditava nem um pouco, porque a expectativa era de que não haveria um papa americano”, disse o irmão.

Os pais do novo papa são Louis Marius Prevost, de ascendência francesa e italiana, e Mildred Martínez, de ascendência espanhola. O outro irmão é Louis Martín.

‘Sempre soube que ele seria padre’

Prevost nasceu em 14 de setembro de 1955, em Chicago (EUA) e obteve cidadania peruana em 2015. O novo papa passou grande parte da sua vida fora dos Estados Unidos, entre a Europa e a América do Sul. Ele se juntou aos agostinianos no Peru, em 1985, para a primeira de suas missões no país andino.

“Eu acho que ele soube na 1ª série que seria um padre e isso não era uma dúvida na cabeça de ninguém. Acho que a dúvida dos meus pais era se ele seria diocesano ou pertencer a uma ordem religiosa, que foi o que ele escolheu, com Santo Agostinho”, disse.

“Acho que tivemos uma infância normal, mas não tem muito que eu possa falar porque ele foi embora. Ele passou direto do seminário do ensino médio, depois do Colégio Agostiniano em Villanova e, por fim, fez Teologia. Então, ele não ficava muito em casa, exceto nas férias de verão”, disse John sobre a trajetória do papa.

Para John, apesar da notícia dar orgulho à família, os preocupa, pois a vida do irmão vai mudar completamente. “A gente vai para Roma amanhã (sábado), mas não sei se será possível encontrá-lo. Porque se não, eles vão deixar ele vir pra casa?”

Ao ser questionado para dar um conselho de irmão mais velho ao papa pelo repórter, John confessou: “Normalmente é ao contrário. Ele nos dá os conselhos. Mas se tivesse que dar um seria apenas: ‘Seja você mesmo’”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: