X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Reino Unido impõe 'maior pacote' de sanções contra frota fantasma russa para pressionar Putin


Ouvir

Escute essa reportagem

O Reino Unido anunciou nesta sexta-feira, 9, o "maior pacote de sanções da história" contra a chamada "frota fantasma" russa, aumentando a pressão sobre o regime de Vladimir Putin. "A frota fantasma degradada e perigosa transporta petróleo russo, financiando a guerra ilegal do Kremlin na Ucrânia", afirmou o governo britânico. O novo pacote atinge até 100 petroleiros responsáveis por movimentar mais de US$ 24 bilhões em carga desde 2024, fazendo do Reino Unido o país que mais impôs sanções às embarcações dessa frota, conforme o comunicado.

"Cada passo que damos para aumentar a pressão sobre a Rússia e alcançar uma paz justa na Ucrânia é mais um em direção à segurança e prosperidade no Reino Unido", disse o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer. Ele acrescentou que a ameaça russa "não pode ser subestimada", ressaltando os esforços para "destruir a operação da frota fantasma" e proteger infraestruturas submarinas essenciais, como cabos de comunicação e dutos de energia.

Além das sanções, o Reino Unido reforçará sua parceria com a Ucrânia, oferecendo treinamento militar e combatendo a desinformação. Também, Reino Unido e Noruega assinarão um acordo espacial para rastrear satélites e detritos, protegendo infraestruturas críticas.

As sanções são impostas em um momento de queda nas receitas russas com petróleo, que diminuíram um terço desde 2022, segundo o governo britânico. "Putin se agarra à frota fantasma, mas as sanções estão esvaziando seu fundo de riqueza", afirmou o texto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: