X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Leilão da concessão da ferrovia Vitória-Rio deve acontecer ainda em 2025

Com leilão previsto para este ano, ferrovia EF-118 deve reforçar integração ferroviária do Sudeste e atrair investimentos internacionais


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Leilão da concessão da ferrovia Vitória-Rio deve acontecer ainda em 2025
Obra sobre trilhos: Governo prevê leilão da EF-118 ainda em 2025, ligando o Rio a Santa Leopoldina e ampliando a malha ferroviária nacional. |  Foto: Reprodução/Canva

O Ministério dos Transportes quer promover o leilão da Estrada de Ferro 118 ainda em 2025, segundo o ministro responsável pela pasta, Renan Filho.

“Esperamos fazer o certame no segundo semestre e levar mais dois ou três leilões ferroviários para o ano que vem”, afirmou.

Com extensão de 575 quilômetros, a ferrovia EF-118 pretende conectar os municípios de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, e Santa Leopoldina, no Estado, promovendo a integração da malha ferroviária do Sudeste.

Da extensão total, o trecho de 80 km entre Santa Leopoldina e Anchieta deverá ser construído pela Vale, como contrapartida pela prorrogação antecipada das suas ferrovias, e passará a integrar o contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM).

“Os investimentos em ferrovias são robustos e, muitas vezes, não conseguem ficar de pé só com o investimento privado, enquanto temos restrições para os aportes públicos”, disse Renan Filho.

E completou: “Por isso, precisamos de soluções inovadoras”.

Ainda no setor ferroviário, Renan Filho falou sobre as discussões para renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FAC).

Segundo o ministro, o processo está em reta final. “Iremos bater, em breve, o martelo pela renovação ou encaminhamento para a licitação e leilão”, explicou.

O governo federal também espera realizar outros leilões ferroviários já no próximo ano.

“Com essa movimentação agora do mercado internacional, em virtude do tarifaço promovido pelos Estados Unidos, está havendo uma movimentação muito grande no setor de infraestrutura, sobretudo com a entrada mais veemente das possibilidades de investimentos chineses no Brasil. E isso melhora ainda mais o ambiente para concessões ferroviárias”, disse o ministro.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: