Entenda para que serve o novo RG digital para cães e gatos e como emitir
Qualquer tutor — seja pessoa física, ONG ou órgão público — pode registrar seu animal
Escute essa reportagem
O governo federal lançou recentemente o SinPatinhas, um sistema digital gratuito que permite cadastrar cães e gatos em um banco nacional e gerar uma carteirinha de identificação com QR Code.
PARA QUE SERVE
Qualquer tutor — seja pessoa física, ONG ou órgão público — pode registrar seu animal. É possível emitir, sem custo, um documento que funciona como uma espécie de "RG animal".
A carteirinha digital traz um QR Code que pode ser colocado na coleira do pet. Assim, se ele fugir ou se perder, quem encontrá-lo pode escanear o código e descobrir quem é o responsável pelo bichinho.
COMO EMITIR A CARTEIRINHA
Para gerar o documento, o tutor deve acessar o site do SinPatinhas e fazer login com a conta Gov.br. Os dados do responsável já vêm preenchidos automaticamente, e só é preciso inserir as informações do pet.
Com isso, o sistema cria a carteirinha digital com opção de baixar ou imprimir. Ela pode ser anexada à coleira, tornando a identificação muito mais prática.
MONITORAMENTO DA POPULAÇÃO ANIMAL
Novo sistema também tem um papel importante para as políticas públicas voltadas aos animais. Segundo o governo, os dados do SinPatinhas serão fundamentais para mapear a população de cães e gatos no Brasil, indicando quantos vivem em lares, quantos estão em situação de rua, e quais já foram castrados ou microchipados.
País abriga cerca de 62,2 milhões de cães e 30,8 milhões de gatos. Segundo as estimativas oficiais, 35% desses animais estão em abrigos ou nas ruas.
O controle populacional por meio da castração é uma das principais prioridades. O cadastro nacional é mais um passo para acelerar e otimizar esses processos.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários