Prédio desaba na manhã desta terça-feira em Piedade, Jaboatão; COM VÍDEO
Edifício Kátia Melo havia sido iterditado pela Defesa Civil do município no último domingo. Não houve vítimas no desabamento parcial
Escute essa reportagem
Com informações de Luciana Queiroz, da TV Tribuna PE/Band

O que poderia ter se transformado em uma tragédia foi evitado por pouco, graças à iniciativa dos próprios moradores e à resposta ágil da Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes. O edifício Kátia Melo, localizado na rua Joaquim Marquês de Jesus, no bairro de Piedade, desabou parcialmente na manhã desta terça-feira (6), apenas dois dias após ter sido interditado por risco iminente. Ninguém ficou ferido.
O prédio, de 45 anos, vinha apresentando rachaduras visíveis e sinais de afundamento no piso. Segundo o secretário executivo da Defesa Civil do município, Helton Moura, o alerta partiu dos próprios moradores, que começaram a deixar o imóvel voluntariamente no domingo (4), após perceberem as anomalias estruturais.
“Houve um colapso estrutural. No domingo, a Defesa Civil recebeu informações de que moradores estavam saindo do prédio por conta própria, por causa de fissuras e do afundamento do piso. Isso fez com que nossas equipes fossem imediatamente ao local para organizar e ordenar a evacuação”, afirmou Helton Moura.
Ainda de acordo com o secretário, todos os 16 apartamentos estavam ocupados, e o prédio foi esvaziado completamente antes do desabamento, que ocorreu por volta das 10h51 desta terça-feira.
“Com certeza, se as pessoas estivessem no prédio, teríamos uma grande tragédia. Felizmente, conseguimos agir a tempo”, destacou Moura.
A maior parte dos moradores se abrigou em casas de parentes. A Prefeitura de Jaboatão também mobilizou equipes de assistência social e engenharia para acompanhar a situação e avaliar o entorno.
Apesar da aparência relativamente conservada, o edifício tinha quatro décadas e meia de existência. “O prédio parece novo, o que nos chamou atenção. Mas ele tem 45 anos, e os ocupantes não eram os proprietários. Era uma administração particular”, explicou Moura.
O fornecimento de energia elétrica foi interrompido na rua como medida preventiva. A área segue isolada e sendo monitorada pelas autoridades. O nome da adminstradora do prédio não foi divulgado.
SEGUE NOTA DEFESA CIVIL DE JABOATÃO DOS GUARARAPES
"A Secretaria Executiva de Defesa Civil da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes informa que nesta terça-feira (6), o edifício Kátia Melo, localizado no bairro de Piedade, desabou parcialmente às 10h51 da manhã. Não houve vítimas.
O edifício estava interditado desde às 20h do último domingo (4), após uma vistoria técnica feita pela equipe da Defesa Civil. Na ocasião o imóvel apresentava vários sinais de deterioração, como fissuras, abatimento de piso e indícios de movimentação na estrutura.
A Defesa Civil orientou as famílias residentes a desocupar imediatamente o imóvel. Em relação aos imóveis adjacentes, a Defesa Civil recomendou a desocupação temporária".
ASSISTA ABAIXO AO VÍDEO:
VEJA A MATÉRIA COMPLETA DE LUCIANA QUEIROZ NO JORNAL DA TRIBUNA 1ª EDIÇÃO - A PARTIR DE 26MIN43
Comentários