Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Com a faca e o queijo nas mãos

Presidente de super federação alcança novo nível no tabuleiro político

Eduardo Maia | 03/05/2025, 14:37 h | Atualizado em 03/05/2025, 14:47

Imagem ilustrativa da imagem Com a faca e o queijo nas mãos

O deputado federal Josias Da Vitória (PP), presidente estadual do PP e agora da federação União-Progressista tem a “faca e o queijo” nas mãos. Agora, à frente de um projeto que terá 20% do tempo de televisão nas próximas eleições, além de um recurso de fundo gigantesco, Da Vitória poderá ditar o ritmo do jogo nas eleições de 2026.

Ter apoio do União-Progressista será prioridade de todos os principais grupos políticos. Hoje, dois têm prioridade: projeto do governador Renato Casagrande (PSB), e do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos). Esses dois lados devem oferecer boas condições para Da Vitória e para o União-Progressista para serem escolhidos.

Além disso, Da Vitória pode até colocar uma condição sobre a mesa para abraçar em definitivo um projeto: ser candidato a uma vaga no Senado ou à cadeira de vice-governador. A ver.

Entre a cruz e a espada

Embora Da Vitória circule entre “gregos e troianos”, já que a vice de Vitória é Cris Samorini (PP), e Ricardo Ferraço (MDB) seja seu amigo pessoal, há dúvidas sobre Evair de Melo (PP). Ele é entusiasta da candidatura de Pazolini e instigado a disputar o Senado por Bolsonaro (PL). Evair, porém, dificilmente deixará o PP. Mas também não apoiará Ricardo.

“União” do União Brasil

Na próxima semana haverá reunião entre o presidente da Assembleia, Marcelo Santos (União), junto ao secretário de Estado de Meio Ambiente, Felipe Rigoni (União). Vão definir os próximos passos da sigla. Encontro também é sinal de que arestas entre os dois estão sendo aparadas. “Rumo a um União finalmente unido”, disse uma fonte.

Fazendo nó no macarrão?

O deputado estadual Alcântaro Filho (Republicanos) pegou seus seguidores de surpresa ao participar de atividades com escoteiros de Aracruz e Linhares, que mostraram ser possível fazer nós em fios de macarrão. “Lugar de criança é também fazendo atividades ao ar livre”, disse o parlamentar

Do outro lado...

Após as federações unindo partidos à direita, a que trata sobre a junção entre PSB, PDT, e Solidariedade avança no Congresso.

No Espírito Santo, seria uma forma de nomes ligados ao PDT conseguirem mais força para disputar uma cadeira na Câmara Federal.

Serginho Jr. (PDT), filho do ex-prefeito Sergio Vidigal (PDT), é um desses casos. Nos bastidores, já é tido como certo: havendo federação, disputa pelo PDT. Se não, vai para o PSB.

Prefeito volta a focar no eleitorado do interior

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Rep), deixou ontem a capital rumo a cidades como Santa Teresa, João Neiva, Santa Maria de Jetibá, e Guarapari. As visitas vão se estender até domingo, em companhia do secretário de Governo de Vitória, Erick Musso.

Conforme tem feito nos últimos meses, expectativa de Pazolini é aumentar sua presença política junto ao eleitorado do interior. 2026 já está na esquina!

Galeria

Restrições para disputa

Vereador de Vitória Davi Esmael (Republicanos) apresentou projeto de lei que proíbe que pessoas que tenham se filiado nos últimos três anos em partidos políticos ou que tenham participação ativa em eleições políticas possa disputar cargo de diretor nas escolas da rede municipal de Vitória.

Contra escala 6x1

Deputada estadual Camila Valadão (Psol) participou de ato pelo fim das jornadas de trabalho 6x1 em Vitória. “Exigimos o fim dessa escala de trabalho super exploratória, incompatível com dignidade da classe trabalhadora de todo nosso País”, ressaltou a parlamentar.

Lei do toxicológico

Vereador de Vitória Dárcio Bracarense (PL) tem um projeto que pretende instituir obrigatoriedade de exame toxicológico em vereadores e todo servidor público. “Projeto que toda a bancada conservadora tem apresentado no País”, disse o vereador da capital.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: