X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esporte Pernambuco

Recife sediará pela primeira vez Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística

Competição que acontecerá no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães servirá como preparatório para o Mundial


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Recife sediará pela primeira vez Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística
Competições acontecerão no Geraldão, no Bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife |  Foto: Arquivo/PCR

O Recife será palco do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística. O evento será sediado pela primeira vez na capital pernambucana e, segundo a Prefeitura do Recife, deve acontecer entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, quando os principais nomes da ginástica do país vão se reunir no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) para disputar o torneio.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (30) pelo prefeito João Campos, o diretor-geral da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Ricardo Resende, e o secretário de Esportes do município, Eriberto Filho. Também participaram da coletiva a vice-presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Yane Marques e o medalhista olímpico e mundial, Arthur Zanetti.

COMO SERÁ

A competição, realizada pela CBG, com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, reunirá mais de 300 atletas, representando clubes de todas as regiões do país. A competição vai acontecer em quatro categorias: infantil feminina, infantil masculina, adulta feminina e adulta masculina.

É na categoria adulto que este campeonato nacional chega pela primeira na capital pernambucana. As categorias infantis serão disputadas entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro. Para as categorias adultas, o torneio acontecerá entre os dias 4 e 7 de setembro.

“É difícil o poder público entender o esporte como uma ferramenta de transformação e inclusão social, porque o esporte é isso: forma o cidadão, ensina a perder, a vencer, a chorar, a sorrir, a ter respeito, disciplina, a superar desafios, a trabalhar em equipe… O esporte é tudo isso. Quando vemos uma prefeitura com o interesse de trazer o Campeonato Nacional, um evento esportivo que vai muito mais além do esporte, que movimenta a economia local, gera emprego, renda, saúde, educação, enfim, é uma alegria muito grande”, destacou Ricardo Resende, diretor da CBG. “O material humano que a gente tem é incrível, e trazer um evento como esse, com essa estrutura física, é muito bom. Pessoas que, assim como nós, aprendem no esporte, também vão investir nele, o que é sensacional”, disse, ainda, Yane Marques, vice-presidente do COB.

BOM MOMENTO

A ginástica brasileira vive uma época de ouro. Nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, foi o esporte que mais trouxe medalhas para o Brasil, consagrando a ginasta Rebeca Andrade como a maior medalhista olímpica do país. A escolha do Recife como sede do campeonato reforça a potência esportiva da cidade e representa um importante incentivo na promoção do esporte e no crescimento econômico local.

“Estou muito feliz por saber que o campeonato será aqui, no Recife. A ginástica é um esporte lindo, e experimentá-lo ao vivo é um olhar totalmente diferente. Isso é o que chamamos de incentivo, tanto para as crianças como os atletas, porque traz uma motivação enorme para que, um dia, quem sabe, ser um campeão olímpico ou do esporte”, falou o campeão olímpico Arthur Zanetti.

Desde sua reinauguração, o Geraldão tem recebido grandes competições nacionais e internacionais. A exemplo da Copa América de Basquete (Americup) e a Supercopa de Vôlei Masculino, em 2022; os Sul-Americanos e a Superliga de Vôlei masculino e feminino, e as finais do 2º Split do CBLOL, maior competição de jogos eletrônicos do Brasil, em 2023. Fora das quadras, a cidade também sediou uma etapa do Campeonato Brasileiro de Skate, o STU, os Circuitos Brasileiro e Mundial de Vôlei de Praia, entre outros.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: