X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Reajuste dos servidores federais será pago nesta sexta-feira; veja como consultar

Pagamento incluirá o percentual de aumento com efeito retroativo a 1º de janeiro, bem como os valores acumulados referentes ao período


Ouvir

Escute essa reportagem

Os servidores públicos federais começarão a receber, a partir desta sexta-feira (2), o reajuste salarial determinado pelo MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos). O pagamento incluirá o percentual de aumento com efeito retroativo a 1º de janeiro, bem como os valores acumulados referentes ao período.

Segundo o MGI, a consulta do holerite já está disponível no aplicativo SouGov.

Em relação ao desconto do IR (Imposto de Renda), o MGI esclareceu que a tributação seguirá o procedimento padrão: todos os rendimentos sujeitos à incidência do IR serão somados, e a alíquota correspondente será aplicada conforme a faixa de tributação vigente.

A liberação dos valores ocorre após a aprovação, sanção e publicação da LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2025 no DOU (Diário Oficial da União).

Em 2025, a recomposição salarial dos servidores públicos federais terá um impacto primário de R$ 16,2 bilhões nas despesas com pessoal do Poder Executivo, valor já previsto na LOA.

De acordo com o MGI, a despesa permanecerá estável em relação ao PIB (Produto Interno Bruto), representando menos de 2,6% tanto em 2025 quanto em 2026.

Ao todo, 1.214.255 servidores serão beneficiados pelo reajuste, sendo 570.590 ativos, 412.386 aposentados e 231.279 pensionistas.

Neste ano, o pagamento dos servidores com ajuste contou com um atraso devido à espera da aprovação da LOA, mas o MGI afirmou que os depósitos estariam garantidos devido à MP (medida provisória) 1.256, enviada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no ano passado ao Congresso.

A medida formalizou os acordos firmados pelo MGI e vários sindicatos de servidores após mesas de negociação com as categorias ao longo de 2024.

O governo chegou a preparar um projeto de lei com o acordo de aumento salarial para mais de 30 categorias, porque, com o atraso na aprovação do Orçamento, a MP corria risco de perder a validade.

COMO SERÁ O REAJUSTE?

O acordo firmado prevê reajustes salariais para os servidores federais em 2025 e 2026, com aumentos estimados em cerca de 9% ao ano. No início do atual governo, em 2023, foi pago o percentual de 9% para todos os servidores.

Em 2024, no entanto, não houve reajuste salarial, o que motivou greves em diversas categorias, iniciadas pelos professores das universidades e institutos federais e seguidas por servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Como resultado das mobilizações, foi concedido um aumento no valor do auxílio-alimentação, que passou para R$ 1.000.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: