X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Greve de servidores no Recife: o que esperar?

Limpeza urbana e educação não docente serão os setores mais impactados pela paralisação


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Greve de servidores no Recife: o que esperar?
Servidores da gestão municipal foram às ruas do centro do Recife nesta terça-feira |  Foto: Reprodução das redes sociais

Nesta terça-feira (29), o Sindicato dos Servidores Municipais do Recife (Sindsepre) deflagrou greve em virtude das negociações salariais travadas com a Prefeitura do Recife. Segundo o sindicato, não houve avanço nas negociações porque a prefeitura manteve uma proposta de 1% de reajuste retroativo a janeiro e mais 0,5% a partir de julho.

Empresas como a Autarquia de Urbanização do Recife (Urb), a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlubr) e a CONVIVA Mercados e Feiras - também autarquia municipal, estão paradas.

Isso significa que a limpeza urbana, feita pelos garis, e a educação não docente que inclui, por exemplo, auxiliares de desenvolvimento infantil que trabalham nas creches serão impactadas. Nutricionistas escolares e assistentes administrativos também aderiram à greve.

BLOQUEIO DE ACESSOS

Várias ruas do centro da cidade foram tomadas por servidores ao longo da manhã. Segundo o sindicato, a prefeitura apresentou a proposta de 1% para os próximos dois anos, o que vai contra a lei municipal do reajuste do servidor que indica reajuste anual a partir de 1 de janeiro.

De acordo com o Sindsepre, por conta da postura inflexível da PCR, os servidores organizarão o comando de greve a partir de amanhã, às 7h no Sindsepre.

O “comando de greve” é, na prática, um grupo formado por representantes dos trabalhadores para coordenar e decidir os rumos do movimento: organizar protestos, deliberar sobre novas ações, negociar com a gestão, divulgar informações para a categoria, entre outros.

Até então, existe um novo protesto confirmado para a terça que vem, porém novas mobilizações não estão descartadas para esta semana, o que será decidido amanhã.

O presidente do Sindsepre e também vereador, Osmar Ricardo (PT), expressou “indignação e repúdio a essa proposta absurda da Prefeitura do Recife”.

O presidente da Câmara do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), disse que será criada uma comissão suprapartidária para acompanhar a negociação. A prefeitura municipal, por sua vez, ainda não se pronunciou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: