UE descarta indícios de ciberataque em apagão que afeta Espanha e Portugal
Apagão atinge Espanha e Portugal nesta segunda-feira; ainda não há previsão de reestabelecimento total da energia
Escute essa reportagem

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, destacou que "não há indícios de qualquer ciberataque" sobre o apagão que afeta países da Europa nesta segunda-feira, 28, em especial Espanha e Portugal.
Em publicação no X, Costa afirmou que está em contato com o premiê espanhol, Pedro Sánchez, e com o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, "sobre as interrupções de energia generalizadas na Espanha e em Portugal hoje".
Ele informou que as operadoras de rede dos dois países estão trabalhando para encontrar a causa do problema e restaurar o fornecimento de eletricidade.
A operadora de energia da Espanha disse que o restabelecimento do fornecimento de eletricidade pode levar de 6 a 10 horas. Enquanto isso, a distribuidora de Portugal fala em "até uma semana".
I am in touch with @sanchezcastejon and @LMontenegro_PT about the widespread power outages in Spain and Portugal today.
— António Costa (@eucopresident) April 28, 2025
Grid operators in both countries are working on finding the cause, and on restoring the electricity supply.
At this point, there are no indications of any…
Comentários