Omoda E5 e Jaecoo 7: carros chineses que rodam até 1.200 km sem reabastecer
Reportagem testou os novos carros, que estão chegando ao País e se destacam por sua autonomia e ainda pela ágil aceleração
Escute essa reportagem

A fabricante de carros chinesa Chery Internacional lançou no Brasil duas marcas de veículos que prometem competir nos segmentos elétrico e híbrido. O Omoda E5 e o Jaecoo 7 entram no mercado nacional com preço de R$ 209.990 e R$ 229.990, respectivamente. O segundo, um híbrido plug-in, surpreende por sua autonomia e aceleração.
A reportagem foi a São Paulo conferir o evento de lançamento e fazer o test-drive tanto do Jaecoo 7 quanto do Omoda E5, a convite da marca chinesa. Os carros serão vendidos por duas concessionárias na Grande Vitória.
O Jaecoo 7 conta com um sistema super híbrido, o Super Hybrid System (SHS), e com ele consegue percorrer uma distância de 1.200 quilômetros sem precisar abastecer, em uma aceleração que vai de 0 a 100 quilômetros em 7,6 segundos.
O sistema é uma combinação de motor elétrico e motor mecânico, que trabalham em quatro modos diferentes que vão desde o uso somente do motor elétrico, passa pelo funcionamento paralelo ou em série, e vai até a recuperação de energia, quando o movimento de frenagem do carro é aproveitado para recarregar a bateria.
O modelo conta com uma versão “premium”, mais completa, com confortos adicionais como banco aquecido e ventilado e ADAS 2.5.
Conheça os carros aqui
Já o Omoda E5 é o modelo totalmente elétrico trazido ao mercado brasileiro pela marca. Com acabamento em textura almofadada, bancos em couro sintético e duas telas digitais de 12,3 polegadas para o painel de instrumentos e o sistema de entretenimento, o carro traz conforto ao usuário, com um espaço interno agradável, ergonômico e moderno.
Uma das facilidades é o projetor de velocidade que permite ao motorista visualizar a quantos quilômetros por hora está sem tirar o olho da estrada. O velocímetro é exibido no para-brisa do carro, em um ângulo de visão que apenas o condutor consegue enxergar.
A condução é leve, os freios precisos ao menor esforço de acionamento e o motor totalmente silencioso: na viagem, o único ruído é o do atrito do pneu com a estrada, mas reduzido pelo isolamento interno. Outro facilitador é a partida no carro por aproximação. Basta o condutor destravar o carro e estar com a chave perto do veículo, que o motor começa a funcionar.
Comentários