Quem é o parente do papa Francisco que vai ao enterro?
Escute essa reportagem

Um dos sobrinhos do Papa Francisco, Mauro Bergoglio, viajou da Argentina para Roma para estar presente no funeral de seu tio graças a uma doação privada.
“Nunca pedi um favor, me ofereceram e a verdade é que aceitei porque era a única possibilidade que eu tinha para me despedir dele”, disse Mauro - filho do falecido Oscar Bergoglio, irmão de Francisco - nesta quinta-feira (24) à Radio Mitre da Argentina, de Roma.
Mauro, um enfermeiro que reside em Buenos Aires, havia expressado na segunda-feira (21) em um programa do canal de televisão A24 que queria viajar, mas não podia pagar. “Não se pode viajar, estou tentando ir, para ver se consigo viajar”.
Após a entrevista, uma empresária doou os bilhetes, segundo a imprensa local. “Nunca pude vir à Roma", disse emocionado ao referir que era “a primeira vez” que visitava a capital italiana.
O caso gerou polêmica pela comitiva oficial argentina, que será liderada pelo presidente Javier Milei, que viajará para Roma nesta quinta-feira à noite junto com outros seis membros do governo sem nenhum membro da família Bergoglio.
Nahuel Sotelo, secretário de Culto (cargo que mantém relação da Argentina com a Santa Sé) partiu antes da comitiva presidencial. Ele disse em mensagem publicada no X (antigo Twitter) que ofereceu uma viagem ao sobrinho do papa Francisco, mas este recusou a oferta. Na verdade, Sotelo estava se referindo a José Bergoglio, outro sobrinho do Papa.
“Hoje, quando aterrissei em Roma, me encontrei com alguns jornalistas querendo usar a morte do papa Francisco como bandeira política”, acrescentou. “Minha primeira reação foi ligar para José Bergoglio, sobrinho direto do Papa Francisco, filho da única irmã viva do Santo Padre. Em nenhum momento eles consideraram viajar”, afirmou.
À polêmica se juntou Vanesa Bergoglio, irmã de Mauro. “Somos filhos de Oscar Adrián (Bergoglio), não somos midiáticos. Somos trabalhadores e, como a maioria, chegamos ao fim do mês com dificuldade. Meu irmão realmente queria estar lá, é nosso último tio”, escreveu a jovem no X, segundo a imprensa local.
“Agradeço à mídia por permitir que ele fizesse essa viagem”, acrescentou. Além de Oscar, os irmãos de Jorge Bergoglio são Alberto Horacio, Marta Regina e María Elena, a única que ainda está viva./AFP
Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários