X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Concursos

Ministra anuncia 3 mil vagas este ano no “Enem dos Concursos”

Segundo Esther Dweck, o termo de referência para a seleção de bancas visando ao CNU 2025 será divulgado nos próximos dias


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Ministra anuncia 3 mil vagas este ano no “Enem dos Concursos”
A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck |  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil — 22/05/2023

A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou ontem que a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), popularmente chamado de “Enem dos Concursos”, deve abrir cerca de 3 mil vagas neste ano e que as inscrições devem ocorrer em junho.

Dweck disse também que o termo de referência para a escolha da banca do próximo concurso está pronto e deve ser publicado pelo governo Lula (PT) até o início da próxima semana.

“Lá vai estar previsto o número de vagas, e a gente vai também divulgar quais serão as vagas”, afirmou a ministra em evento promovido pela CNN Brasil, em Brasília.

Na primeira edição do certame, o termo de referência foi publicado em novembro de 2023 e o edital saiu dois meses depois. Neste ano, o CNU terá um edital unificado para todos os blocos temáticos.

Outra novidade da prova é a inclusão de códigos de barras, visando reduzir erros ocorridos no último concurso.

Segundo a chefe da pasta, duas carreiras novas serão contempladas na próxima edição do CNU, uma ligada à área de defesa e segurança pública, e outra voltada ao desenvolvimento socioeconômico.

Ainda de acordo com a ministra, a faixa salarial dessas carreiras vai variar entre cerca de R$ 10 mil e R$ 21 mil.

“São duas carreiras que estão complementando as nossas carreiras transversais, que é a nossa visão do serviço público brasileiro. A gente acha que tem que ter poucas carreiras, transversais e que possam atuar nos diversos ministérios”, disse.

“A gente já teve algumas autorizações na área da saúde e da área administrativa também, que vão estar dentro do concurso público nacional unificado”, acrescentou a ministra.

Aprovados

De acordo com Dweck, também será publicado o ato que formaliza a entrada no serviço público de quase 4.300 pessoas que foram aprovadas na primeira edição do CNU e não têm curso de formação.

“A gente vai publicar a autorização de provimento para que elas possam ingressar no serviço público brasileiro nas próximas semanas, de preferência”, afirmou.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: