Entenda os símbolos nas primeiras imagens do papa Francisco em seu caixão
Na imagem, o papa está com uma veste litúrgica, como se fosse para uma celebração, como parte da tradição ritual
Escute essa reportagem

O Vaticano divulgou nesta terça-feira (22) as primeiras imagens do corpo do papa Francisco em seu caixão aberto, na capela da residência de Santa Marta, onde ele residia. Nelas, é possível ver o pontífice com vestes vermelhas e a mitra papal, o grande chapéu branco cerimonial. Em suas mãos, estão um rosário e um anel de prata simples. As imagens revelam diversos símbolos litúrgicos característicos da tradição da Igreja Católica.
Na imagem, o papa está com uma veste litúrgica, como se fosse para uma celebração, como parte da tradição ritual. Os pontífices são velados de vermelho, em referência ao martírio —dar a vida pelo Evangelho.
O anel em sua mão não é o anel papal, conhecido como "anel do pescador", que lhe foi dado em sua cerimônia de posse e foi destruído após sua morte, para que não possa ser usado por mais ninguém. O papa usava esse anel em algumas cerimônias, mas era mais frequentemente visto com um anel simples de prata adornado com uma cruz.
O pontífice pediu para ser enterrado em um simples caixão de madeira, destoando da tradição, já que normalmente, os papas são sepultados em três caixões encaixados —feitos de cipreste, chumbo e carvalho.
Ele permanecerá no caixão aberto durante o velório, diferentemente de papas anteriores, que costumavam ser velados sobre almofadas, em plataformas.
Na imagem o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, reza ao lado do caixão. Além dele, o corpo do papa está sendo vigiado por um membro da guarda suíça do Vaticano, que protege o pontífice desde 1506, quando o papa Júlio 2º contratou mercenários suíços para sua segurança pessoal.
A capela está localizada dentro da Casa Santa Marta, um edifício residencial com mais de cem quartos simples, construído em 1996. Formas triangulares estão presentes em toda a capela, tanto no teto quanto no piso, simbolizando a Santíssima Trindade.
O papa Francisco permanecerá na capela até a manhã desta quarta-feira (23), quando seu corpo será transferido para a Basílica de São Pedro em uma procissão que começará às 9h locais (4h de Brasília). A partir de então, ele permanecerá em caixão aberto na basílica, onde fiéis poderão prestar suas homenagens antes de seu funeral no sábado (26).
O pontífice morreu aos 88 anos, em decorrência de um AVC (acidente vascular cerebral) e insuficiência cardíaca, segundo boletim médico divulgado na tarde de segunda-feira (21). De acordo com o atestado de óbito assinado pelo médico do Vaticano Andrea Arcangeli, o papa entrou em coma e teve um colapso cardiorrespiratório irreversível às 7h35 locais (2h35 de Brasília).
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários