X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Festa da Penha: Turistas se emocionam no Campinho do Convento

Fiéis de diversas partes do País acompanharam o segundo dia do Oitavário e contaram histórias de gratidão à padroeira do Estado


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Festa da Penha: Turistas se emocionam no Campinho do Convento
Leandro Samora, que mora no Rio de Janeiro, participou da Festa da Penha pela primeira vez |  Foto: Fábio Nunes/AT

Fé e devoção preencheram o Campinho do Convento da Penha na tarde desta segunda-feira (21). Durante o devocional e a missa do segundo dia do Oitavário, com a Área Pastoral Serrana, foi possível encontrar fiéis do Estado e também turistas emocionados.

Além de homenagear a padroeira do Espírito Santo, as celebrações reservaram espaço para rezar pelo papa Francisco, que morreu na segunda-feira, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Uma das pessoas que estiveram presentes nos momentos foi Leandro Samora, 43, analista de sistemas que mora no Rio de Janeiro.

Como tinha questões de saúde para resolver no Estado, aproveitou para visitar a família e para participar e se encantar com a Festa da Penha pela primeira vez. “Tenho minhas orações e sou muito devoto à Nossa Senhora”, afirmou.

Ele não deixou de mencionar o Papa: em 2017, assistiu a uma missa com ele, ao viajar para a Europa, momento que ficará guardado para sempre, afirmou.

Do Rio Grande do Sul, a enfermeira Marlene de Lima, de 55 anos, também só teve sorrisos ao visitar o Convento da Penha na tarde desta segunda-feira.

“É um lugar iluminado, onde a gente se sente muito bem. Sentimos o espírito elevado, é um lugar de energia muito boa, muito poderosa”, comentou, durante as celebrações. No domingo, ela também marcou presença na tradicional Corrida da Penha.

Já a professora Jacilene Ludwig Uliana, 43, que é devota de Nossa Senhora da Penha, foi à missa junto com fiéis da Paróquia São Miguel Arcanjo, em Marechal Floriano, onde mora.

“Por ser a padroeira do nosso Estado, a gente sempre pede a ela a proteção e intercessão por nossas famílias. Acho que a Festa da Penha é muito especial. Vemos muitas pessoas que vêm agradecer por pedidos que são feitos a ela e são alcançados”, comentou.

Programação da Festa da Penha

Nesta terça-feira (22), a programação da Festa da Penha segue recheada. Às 15 horas acontece o devocional e, logo após, às 16 horas, a missa do terceiro dia do Oitavário, ambos no Campinho.

TEMA DO DIA: “Com Maria, peregrinos da fé”

7h, 9h e 11h – Missas na Capela do Convento.

14h - Acolhida com os frades franciscanos e oração da Coroa Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora no Campinho do Convento.

15h – Devocional no Campinho do Convento.

16h – Missa 3º dia do Oitavário no Campinho do Convento. Área pastoral: Cariacica/Viana.

19h – Devocional no Campinho do Convento.

19h30 – “Toda Terça Tem Terço”, com os freis Paulo César, Jorge Lázaro e a Fraternidade Franciscana.

Fonte: Organização Festa da Penha.

Programação vai ser mantida mesmo após morte do Papa

O papa Francisco morreu na manhã desta segunda-feira, gerando comoção mundial. Mesmo com a partida do líder religioso, a programação da Festa da Penha seguirá normalmente, segundo os organizadores.

“De fato, o mundo inteiro, não só a Igreja Católica, surpreendeu-se com o falecimento do nosso amado papa Francisco. Uma notícia que nos causa muita dor e sofrimento, mas ao mesmo tempo, iluminados por esse tempo pascal, a luz da esperança nos guia e é algo que está no coração da festa”, disse dom Andherson Franklin.

“Estamos hoje (segunda-feira) aqui eu, em nome de dom Ângelo Mezzari, nosso arcebispo metropolitano, juntamente com o frei Gabriel, em nome da Província Franciscana, para dizer que nós continuamos como peregrinos de esperança. A programação está mantida”.

Frei Gabriel Dellandrea, guardião e reitor do Convento da Penha, ressaltou que, agora, todas as intenções nas celebrações se voltarão pelo descanso do Papa. “Antes, eram pela sua saúde. Agora, para que ele descanse em paz”.

Além de Francisco, o papa João Paulo II também morreu durante a realização da Festa da Penha, em 2005.

Histórias de fé

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: